12/04/11 11h30

Mercado interno leva Vulkan a investir em unidade industrial

DCI

O aquecimento dos mercados automotivo e de bens de consumo têm levado otimismo à subsidiária local da alemã Vulkan. A empresa já tem planos avançados para construir uma nova fábrica em Itatiba (SP), cujo investimento está orçado em R$ 20 milhões (US$ 12,5 milhões) apenas para a infraestrutura do local, já que o maquinário já está à disposição da companhia. Essa nova unidade industrial será levantada para dar suporte às perspectivas de crescimento nos próximos anos porque a companhia está próxima de seu limite de capacidade. Em parte, decorrente do crescimento de 33% registrado em 2010 que levou a receita de 30 milhões de euros, de um total de 170 milhões de euros que o grupo faturou mundialmente.

De acordo com o CEO da empresa no Brasil, Douglas Buzo, esse é o segundo maior faturamento do grupo, perdendo apenas para a Alemanha. A promessa é de elevar mais ainda o resultado em 2011, pois a empresa deverá expandir mais que o planejado inicialmente. A perspectiva era de aumentar o faturamento em 7%, mas poderá chegar a 20%. "No primeiro trimestre do ano foi apurada uma alta de 15% ante o mesmo período de 2010. Como é no segundo semestre que temos um desempenho mais robusto, devemos rever as metas de 2011. Minha estimativa neste momento é de que nossa performance poderá ser 20% mais elevada", afirmou o executivo. Se essa previsão se confirmar, a receita da empresa alcançará 36 milhões de euros, ou R$ 82 milhões.

Para chegar a esse desempenho, o executivo aponta que dentre as quatro unidades de negócios que a Vulkan possui no Brasil, a Lokring, que fornece equipamentos de refrigeração para setores como o automotivo, comercial, industrial, entre outros, deverá continuar na liderança quanto a geração de receita. Outro segmento de negócios que também promete bons resultados é o chamado Drive Tech, avaliou ele. Essa unidade atende a indústria pesada com equipamentos para automação de setores como o de geração termoelétrica, mineração e siderurgia. Já a Couplings, que tem seu foco na indústria naval, é um segmento de atuação da empresa que vive momento de retomada no País com as encomendas previstas pela Petrobras e Vale para a construção de grandes cargueiros e barcos de apoio para a exploração do petróleo com o pré-sal e a exportação de minério de ferro.

A Vulkan possui atualmente duas unidades. Sua sede fica em Itatiba, onde são feitos os equipamentos utilizados na geração termoelétrica, mineração, siderurgia e parques eólicos. A outra fica em Barueri, Grande São Paulo, onde mantém as unidades Couplings e Seacon, esta focada em diagnósticos e serviços.