16/11/07 12h04

Mercado interno garante expansão

Gazeta Mercantil - 15/11/2007

O balanço do terceiro trimestre das siderúrgicas brasileiras demonstram o vigor do mercado interno de produtos siderúrgicos e o impacto negativo da valorização do real frente ao dólar, principalmente para as empresas que têm atuação mais forte no exterior. Tal tendência deve se manter para 2008, segundo indicaram as próprias companhias, que vislumbram a possibilidade de alta nos preços praticados dada a manutenção dos altos níveis de crescimento da demanda. De maneira geral, as empresas registraram alta de suas receitas, resultado do aumento das vendas e da elevação dos preços no mercado interno, que são ligeiramente superiores aos praticados no mercado externo. Um exemplo é a Usiminas, que reduziu exportações para atender clientes nacionais. Em relatório, o analista da Brascan Corretora, Rodrigo Ferraz, destacou que com isso a receita por tonelada cresceu 2% ante o trimestre anterior, colaborando para a alta de 7% da receita líquida, para R$ 3,6 bilhões (US$ 2,07 bilhões). Por outro lado a Gerdau, que tem 69% de suas vendas provenientes do mercado externo, sofreu com a valorização do real, bem como com o aumento dos custos das matérias-primas.