Mercado interno fica acima das expectativas em julho
Valor Econômico
O mercado de veículos superou as expectativas em julho. Ao todo, 285,4 mil unidades passaram pelo licenciamento no país. Isso representou uma ligeira queda, de 0,97% na comparação com julho de 2009. Já o segmento de automóveis, isolado, cresceu em relação a julho de 2008. Os licenciamentos de carros de passeio, que totalizaram 226,8 mil unidades, representaram um avanço de 0,83%.
De qualquer forma, o resultado total fez com que julho representasse o segundo melhor mês para a venda de veículos este ano. O volume só foi ultrapassado por junho, mês em que muitos consumidores anteciparam as compras por receio de que o IPI menor não fosse prorrogado. No acumulado do ano, a venda de veículos, incluindo caminhões e ônibus, mostrou um crescimento de 2,34% na comparação com os primeiros sete meses de 2008, num total de 1,735 milhão de unidades.
No desempenho anual, o segmento de carros de passeio também mostrou melhor resultado do que o de veículos em geral. Num total de 1,377 milhão de unidades, a venda de automóveis registrou um crescimento de 3,23% na comparação com o período de janeiro a julho de 2008.
Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave), em julho 52,9% dos automóveis foram emplacados no Sudeste, o que representou uma ligeira elevação da participação dessa região em relação ao início do ano. Já o segmento de motos não vai tão bem. Os licenciamentos acumulados no ano - 909,4 mil unidades- registrou queda de 20,9% entre janeiro e julho.