08/02/08 10h54

Mercado interno exige reposição de estoques e ajuda calçadistas e têxteis

Valor Econômico - 08/02/2008

A reposição de estoques movimentou a indústria de bens de consumo semi-duráveis em janeiro. Os fabricantes de calçados e têxteis registraram alta de vendas em janeiro, apesar do câmbio, que continuou atrapalhando as exportações. Ao mesmo tempo, a renda interna ajudou a impulsionar a indústria de alimentos e bebidas. A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) apontou leve alta de 1% nas exportações de janeiro em comparação com o mesmo mês de 2007, para US$ 169 milhões, e as perspectivas também são favoráveis no mercado interno. Para o acumulado de 2008, a meta é crescimento de 41%, para 2,4 milhões de pares, considerando a demanda mais forte por produtos femininos de verão no segundo semestre. Mais conservadora, a Abicalçados trabalha em 2008 com cenários de estabilidade nas exportações e de "ligeira alta" de produção e consumo no mercado interno. No segmento têxtil e de confecções, a expectativa é de um primeiro trimestre positivo, mas sem grande otimismo. O diretor-superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Fernando Pimentel, explica que as perspectivas relativamente positivas decorrem das boas vendas no fim de 2007 e ao fato do varejo não ter estoques remanescentes do inverno passado.