Mercado de veículos leves supera 242 mil licenciamentos em novembro
No ano já foram vendidos 2,25 milhões de unidades
Auto IndústriaA indústria automobilística brasileira contabilizou número preliminar de 242,1 mil automóveis e comerciais leves vendidos em novembro. É o segundo melhor resultado mensal de 2024, atrás apenas das 250,1 mil registradas em outubro. A comparação com igual mês do ano passado, porém, mostra crescimento da ordem de 20%.
Acrescidas as vendas do último mês, o mercado interno já absorveu 2,25 milhões de carros veículos leves ante 1,94 milhão de igual período do ano passado, evolução da ordem de 17%, considerados os 1,94 milhã consolidados pela Fenabrave em 2023. A média diária de vendas no ano chegou a 9.658 contra 8.520 de 2023, 13,4% maior.
A Fiat, mais vez, liderou os emplacamentos. A principal marca da Stellantis no País acumulou 48,9 mil unidades no mês, equivalentes a 20,2% de participação, e superou a Volkswagen (17,1%), segunda colocada com 41,5 mil unidades negociadas, e a Chevrolet (12,5%), com 30,2 mil.
A Hyundai foi a quarta marca que mais vendeu em novembro. Negociou 25,4 mil (10,5%), contra 17 mil da Toyota (7%), 15,8 mil da Renault (6,5%) e 11 mil da Jeep (4,6%).
O ranking das dez primeiros teve ainda a Honda (3,6%), com 8,7 mil licenciamentos, à frente da surpreendente BYD (3,3%), já a nona colocada com 8 mil unidades, mesmo sem comerciais leves, e Nissan (2,4%), que negociou 5,9 mil veículos.
Com 14,7 mil unidades emplacadas, o Volkswagen Polo foi o veículo mais vendido no mês. A picape Strada, líder no ano com 128,5 mil — apenas 1,8 mil a mais do que o hatch da Volkswagen —, foi a segunda colocada em novembro, com 12,3 mil licenciamentos, junto com o Hyundai HB20.