Mercado de sorvete cresce nesse ano
Gazeta Mercantil - 29/11/2006
As vendas de sorvete no Brasil devem alcançar 505 milhões de litros neste ano, ante os 499 milhões de litros de 2005. Já o faturamento das fabricantes do setor deve passar de US$ 860 milhões para US$ 886 milhões, uma alta de 3% na comparação dos períodos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Sorvestes (Abis). O verão responde por cerca de 50% das vendas brasileiras de sorvetes e para aproveitar o melhor momento para o setor as empresas não poupam investimentos, principalmente, no lançamento de produtos. A Kibon, da anglo-holandesa Unilever, está lançando 13 produtos e uma linha de coberturas. Para isso, fechou parceria com a Kraft Foods e a Cadbury Adams para transformar chocolates e chicletes em sorvetes. O investimento é de US$ 17 milhões. Entre os lançamentos estão o picolé de Diamante Negro e o Kibon Aciloco, a versão gelada para o chiclete Bubballo e, na versão premiun, o Kibon Carte d''Or Sonho de Valsa. Já a Nestlé preparou para os consumidores 25 lançamentos, além de embalagens colecionáveis para sorvetes de 2 litros e 14 novos sabores, e apresentações especiais para itens que serão comercializados em sorveterias, bares e hotéis. As parcerias mais recentes da Nestlé são com a Domino''s Pizza, onde o cliente encontra quatro sabores de sorvete, além das linhas Molico e La Frutta; e com a Casas Bahia, para a quarta edição da Super Casas Bahia, onde é possível encontrar os lançamentos e também os novos sabores de sorvete em massa. A empresa não revela investimentos, mas informou que a expectativa é de crescimento de 25%, em volume, sobre a temporada anterior de verão. A Häagen Daas, que atua no segmento super premium, está investindo no posicionamento da marca, com o conceito sobremesa, para alavancar as vendas também fora do verão. Desde outubro de 2005, quando iniciou o posicionamento, a Häagen Dazs já investiu US$ 925 mil em ações de marketing e US$ 1,4 milhão em rede de lojas. Nos últimos doze meses encerrados em outubro deste ano, as vendas da empresa cresceram cerca de 190%, ante as de igual período anterior.