07/04/08 11h00

Mercado de máquinas tem 'boom' trimestral

Valor Econômico - 07/04/2008

O mercado de máquinas agrícolas manteve sua rota ascendente no mês de março e encerrou o primeiro trimestre com forte aceleração. Produção, vendas no mercado interno e exportações tiveram crescimento expressivo em comparação com o mesmo período de 2007, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). De janeiro a março, foram produzidas 19 mil máquinas, volume 56,2% superior ao do primeiro trimestre de 2007. As vendas internas avançaram 54,6% no período, para 11,1 mil, e as exportações somaram 6,8 mil unidades, um aumento de 40,3%. Em volume financeiro, o crescimento das vendas ao mercado externo foi de 23,5%, para US$ 700 milhões. O aquecimento do segmento ampliou o número de contratações. As fabricantes de máquinas agrícolas encerraram março com 16,8 mil trabalhadores, número 25,4% superior ao de março do ano passado. Em comparação com fevereiro, o crescimento foi de 1,7%. A Anfavea projeta para este ano produção de cerca de 70 mil unidades, o que tende a superar o desempenho de 2004, o melhor da década, com 66,9 mil unidades produzidas. O aumento da renda no campo, motivado pela soma de safra recorde com a disparada dos preços das commodities agrícolas, ajuda a justificar o otimismo da indústria.