24/05/11 15h29

Mercado de luxo prevê expansão de 20%

Folha de S. Paulo

Com a abertura de novas lojas e a expansão dos negócios para cidades fora do eixo Rio-São Paulo, o mercado de luxo no país deve ter expansão de 20% neste ano. No ano passado, as empresas faturaram R$ 7,5 bilhões (US$ 4,3 bilhões) - ou 22% a mais do que em 2009, segundo pesquisa da consultoria MCF, feita há cerca de um mês com 40 empresas nacionais. Os dados, obtidos com exclusividade pela Folha, serão apresentados a partir de hoje, na terceira edição do Atualuxo, conferência que reúne especialistas do país e estrangeiros desse mercado. Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP) e Florianópolis (SC) são algumas das cidades que despontam na rota de investimentos. Brasília continua liderando o ranking de cidades mais promissoras para o mercado de luxo, a exemplo do que ocorreu em 2010.De seu faturamento total, as empresas consultadas informaram que entre 15% e 17% devem ser destinados a novos investimentos no país. "Novas marcas, novas operações e novas lojas buscam regiões antes pouco exploradas para expandir seus negócios", diz Carlos Ferreirinha, presidente da MCF e organizador do evento que acontece até quinta. "A verdade é que vivemos uma década de transformação do mercado de luxo no mundo e, principalmente, no Brasil. O luxo, outrora para poucos, se expandiu e se democratizou", afirma. Alberto Candellero, representante da Ermenegildo Zegna no Brasil, prevê que, a médio prazo, cidades fora do eixo Rio-SP devam ter novas lojas. Em 2012, duas devem ser abertas na Barra da Tijuca (RJ) e no shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Renis Gabriel Filho, diretor-geral da Safilo (empresa italiana que distribui óculos de cerca de 30 grifes), diz que notou aumento na venda de produtos considerados "médio" luxo. "Com a melhora da renda, notamos aumento na venda de produtos na faixa de R$ 800 (US$ 500)."