Mercado de GPS atrai "gigantes" ao país
Folha de S. Paulo - 04/02/2007
A abertura do mercado doméstico de navegadores GPS para carros começa a atrair gigantes dos setores automotivo e eletrônico, de olho em uma das maiores frotas circulantes do mundo, com cerca de 22 milhões de veículos, e em linha com uma tendência global. O segmento não tem ainda um ano de "vida legal" no Brasil e nem números auditados. Só em fevereiro de 2006 uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) liberou a utilização de navegadores com o veículo em movimento. Porém cresce rapidamente -embora em escala menor-, assim como nos EUA e na Europa, onde as líderes de mercado vendem quase US$ 1 bilhão em aparelhos cada uma. A Delphi estima ter vendido cerca de 10 mil aparelhos em 40 dias no ano passado. Para a Garmin, o mercado no Brasil continuará a crescer rapidamente. A Infinity prevê vender neste ano dez vezes a mais (1.000%) do que em 2006 (em cinco meses), segundo Ricardo Kamel, vice-presidente para a América Latina. A companhia não divulga dados sobre vendas.