07/01/09 10h51

Mercado de carros crescerá 4% em 2009

Gazeta Mercantil - 07/01/2009

O mercado brasileiro crescerá cerca de 4% neste ano, mesmo com a crise financeira que impactou as vendas de veículos nos últimos meses. Segundo a previsão da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), serão comercializados cerca de 2,78 milhões de automóveis e comerciais leves em 2009, ante vendas acumuladas de 2,67 milhões de veículos em 2008. O presidente da entidade, Sérgio Reze, no entanto, assinala que este número deverá ser revisado, pois, em março o governo volta a cobrar o IPI dos carros até 2 mil cilindradas. Reze afirmou que o Brasil está longe de ter mercado madurado, como o japonês, onde as vendas estão saturadas. Para ele, o Brasil só esgotará seu crescimento em 15 ou 20 anos. Segundo ele, as medidas para estimular as vendas de veículos no final do ano passado surtiram resultado. Em dezembro foram comercializados 183,9 mil unidades crescimento de 10,61% em relação ao mês de novembro, quando foram injetados na economia R$ 8 bilhões para ativar os créditos bancários. Já em relação a dezembro de 2007, as vendas de automóveis e comerciais leves caíram 20,49%, passando de 231,31 mil para 183,91 mil unidades. Reze afirmou ainda que com as vendas positivas de dezembro, as montadoras voltarão ao trabalho com força total. "Os estoques foram reduzidos significativamente nesses últimos 20 dias, quando começou a vigorar a redução do IPI. Aquele que pode está comprando", disse o dirigente. Entre as marcas, a Fiat fechou 2008 na liderança, com participação de mercado de 24,62%, seguida pela Volkswagen, com 21,91%. General Motors aparece em terceiro, com 20,54%, seguida pela Ford, com 9,74% das vendas de automóveis e comerciais leves. Já entre os modelos que mais venderam no ano passado, o Gol da Volkswagen, continua na liderança com 32,56% do mercado. O segundo do ranking é o modelo da Fiat, o Palio, com 22,46.