23/08/24 15h40

Mercado da beleza de alto valor fatura R$ 1,8 bi no Brasil

Desempenho representa um crescimento de 18% em valor e 11% em volume de vendas em comparação com o mesmo período de 2023

Money Report

O mercado de fragrâncias e cosméticos de prestígio no Brasil alcançou resultados notáveis no primeiro semestre de 2024, com um faturamento superior a R$ 1,8 bilhões e mais de cinco milhões de unidades vendidas, segundo dados divulgados pela Circana nesta quinta-feira (22). Esse desempenho representa um crescimento de 18% em valor e 11% em volume de vendas em comparação com o mesmo período de 2023. Esse segmento agrega cosméticos, fragrâncias e produtos de skincare de alto valor, integrando o mercado de luxo.

O comércio eletrônico continuou sua trajetória de crescimento, registrando uma expansão de 13%. As lojas físicas também contribuíram para o aumento, com um crescimento de 20% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Ana Seccato, diretora comercial da Circana, destacou que “as lojas físicas voltaram a se fortalecer em 2024, com a abertura de novas unidades, mas a combinação dos canais mostra que os consumidores valorizam tanto a conveniência do online quanto a experiência presencial.”

Todas as categorias do setor mostraram resultados positivos. A maquiagem liderou as vendas com um aumento de 25%, impulsionada por produtos como blushes, corretivos, batons e gloss. Esses itens se beneficiaram de tendências nas redes sociais, especialmente no TikTok, e de novos lançamentos que atraíram a atenção dos consumidores.

O segmento de skincare também teve um desempenho acima da média, com um crescimento de 18% em relação ao ano anterior. Produtos de cuidado corporal e proteção solar foram particularmente notáveis, com ênfase em itens que oferecem proteção FPS e cuidados específicos.

As fragrâncias, embora tenham registrado um crescimento de 15%, ficaram ligeiramente abaixo da média geral do mercado. Este segmento se beneficiou de lançamentos recentes, que foram responsáveis por 80% do crescimento no período, com os novos produtos de 2024 representando 31% desse aumento. A Circana observou que o aumento de 10% nos preços médios das fragrâncias impactou o crescimento, especialmente nas vendas online, enquanto as categorias de maquiagem e tratamento experimentaram um reajuste de preço mais moderado.

Ana Seccato ressaltou a importância do desempenho do mercado de beleza de prestígio no Brasil, afirmando que o crescimento no país supera o ritmo global. “A América Latina novamente performa acima da média global, com Brasil e México liderando os resultados, apoiados pelas inovações da indústria”, concluiu.

Fonte: https://www.moneyreport.com.br/negocios/mercado-de-beleza-de-prestigio-fatura-r-18-bi-no-brasil/