13/10/22 11h49

MEI Tools: todas as possibilidades de incentivo à inovação para MPEs

Dos 181 instrumentos disponíveis na última atualização trimestral realizada na ferramenta, em agosto, 88 podem ser usados por micros e pequenos empresários

Agência CNI

O caminho percorrido da concepção de uma ideia inovadora até conseguir incentivo para colocar um projeto em prática muitas das vezes é árido e cercado de dúvidas. Para as micros e pequenas empresas (MPEs), responsáveis por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e 99% dos empreendimentos brasileiros, o cenário se torna ainda mais desafiador. Mas aquelas que querem inovar para crescer, basta um clique no MEI Tools para se ter acesso a todos os instrumentos disponíveis no país para as empresas inovarem.

O MEI Tools é a principal ferramenta de busca para a indústria brasileira, para empresas de todos os portes. Dos 181 instrumentos disponíveis, 88 podem ser usados por micros e pequenos empresários de todo país. E com um diferencial para lá de atrativo: 30 instrumentos não exigem investimento por parte das empresas que os acessa. Nele, é possível encontrar recursos não reembolsáveis, linhas de financiamento, consultorias e outros tipos de apoio. Todos direcionados às organizações que querem tirar ideias inovadoras do papel.

“O MEI Tools busca oferecer soluções para a superação de desafios que marcam nosso ambiente de inovação, sendo um canal de informações atualizadas sobre os instrumentos de apoio nessa área, bem como uma iniciativa para articulação de acordos e novos arranjos entre as instituições parceiras”, explica a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gianna Sagazio.

A ferramenta é oferecida pela CNI, por meio da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), e possibilita pesquisas online, de maneira fácil, ágil e organizada, dos instrumentos públicos e privados que podem elevar projetos de inovação para outros patamares.

Há duas maneiras de consultar o conteúdo. Você pode acessar o material fazendo download da publicação. A outra forma é pela ferramenta de busca do site, com o uso de filtros. "A tendência é que a plataforma se digitalize cada vez mais. Você pode colocar as características do seu projeto e da empresa, assim você consegue a informação fácil, rápida", afirma o coordenador do MEI Tools, Marcos Arcuri.

Como conseguir empréstimo para micro e pequena empresa?

Há muitas linhas de financiamento a disposição das micro e pequenas empresas. A CNI conta com os Núcleos de Acesso ao Crédito (NAC) presentes em 24 estados. O NAC é um serviço de apoio às micro, pequenas e médias empresas industriais, prestado pelas Federações Estaduais de Indústrias e coordenado pela CNI.

Os núcleos têm profissionais treinados e aptos a orientar as empresas no acesso aos recursos, com o objetivo de viabilizar investimentos e a operação do setor industrial, contribuindo para a modernização, o aumento da competitividade e a ampliação da capacidade produtiva. Em caso de dúvidas ou maiores informações, procure o NAC mais perto da sua empresa.

Fonte: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/inovacao-e-tecnologia/mei-tools-todas-as-possibilidades-de-incentivo-a-inovacao-para-mpes/