07/01/08 11h52

Meganegócios de US$ 19,9 bi agitam o setor elétrico no 1º semestre

O Estado de S.Paulo - 06/01/2008

Três meganegócios devem agitar o setor elétrico brasileiro no primeiro semestre do ano e movimentar cifras superiores a R$ 35 bilhões (US$ 19,9 bilhões). Em jogo estão os controles da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), da Brasiliana (dona da Eletropaulo e da AES Tietê) e da segunda usina do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, Jirau. Os negócios podem mudar a cara do setor, que passaria a contar com novos grupos na liderança da distribuição e geração de energia. Quem comprar a Cesp, por exemplo, levará a terceira maior produtora de eletricidade do País. No caso da Brasiliana, levará a maior distribuidora da América Latina, a Eletropaulo. Além disso, quem arrematar Jirau terá em mãos o maior empreendimento em construção na área de geração, com 3,3 mil megawatts (MW). A expectativa do mercado é de que a geradora do Estado de São Paulo seja a primeira a ser vendida, possivelmente em março. O preço inicial deve ficar em R$ 45 por ação (US$ 25,6), o que significaria R$ 14 bilhões (US$ 7,9 bilhões) pela companhia. Mas, segundo fontes, o preço poderia chegar a R$ 60 por ação (US$ 34,1), elevando o total para mais de R$ 20 bilhões (US$ 11,4 bilhões). De acordo com analistas de mercado, o apetite dos investidores pela geradora é grande. Há uma lista enorme de potenciais compradores, como Iberdrola, Neoenergia, Suez, CPFL, Light, Enel, Energias do Brasil e Pátria Investimentos, além de fundos estrangeiros. O anúncio de venda da Cesp, feita pelo governo no fim do mês passado, só não agradou ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - que, por causa disso, terá de adiar mais uma vez a venda de sua participação na Brasiliana. A instituição já havia adiado essa venda para não prejudicar a competição no leilão da Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira. Agora, segundo fontes, deve aguardar também o leilão de Jirau, previsto para maio. A expectativa anterior era de que o processo de venda da empresa fosse concluído ainda neste mês.