18/06/10 10h49

Médios empreendedores buscam o interior

Valor Econômico

Empreendedores de porte médio do mercado imobiliário, como a Sá Cavalcante e a Partage, investem em shopping centers fora das grandes capitais. Os projetos vêm migrando para grandes e médias cidades, de regiões metropolitanas ou do interior. Não é um movimento isolado. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), dois terços das 42 inaugurações previstas para 2010 e 2011 estão fora das capitais. São 26 empreendimentos que atendem cidades de perfis variados, desde São Caetano do Sul, a Campos de Goytacazes, no norte fluminense, até Sete Lagoas (MG) e Pindamonhangaba (SP). Para os médios empreendedores, é uma forma de aproveitar o crescimento da renda em diferentes regiões e, ao mesmo tempo, se manter competitivos perante grandes players que disputam os poucos espaços disponíveis nas maiores capitais brasileiras.

A Partage, que pertence à família Baptista, uma das sócias do laboratório Aché, está investindo cerca de R$ 700 milhões (US$ 389 milhões) em cinco empreendimentos até 2015. O primeiro será inaugurado em novembro em São Gonçalo, na Grande Rio. Outros dois serão lançados no interior de São Paulo e na região metropolitana de Belo Horizonte. O empresário faz coro à maior dificuldade encontrada por empreendedores de shoppings: descobrir amplos espaços. "Nas capitais isso está cada vez mais difícil, especialmente para quem deseja construir centros comerciais horizontais", diz Baptista. A Partage criou uma segunda empresa, a Affinitá, para fazer a administração dos novos shoppings.

A SC2, do grupo Sá Cavalcante, que é dona do Shopping Tijuca e do Praia da Costa, no Rio e em Vila Velha, respectivamente, agora mira Pelotas (RS). No centro gaúcho e em outro empreendimento que será construído no Nordeste do país, a Sá Cavalcante está aplicando R$ 460 milhões (US$ 256 milhões). "Nas capitais do Nordeste ainda há espaço para grandes shoppings", diz Leonardo Cavalcante, diretor da SC2. A empresa está construindo outros dois em São Luís (MA) e em Serra (ES), enquanto dois shoppings estão em fase de desenvolvimento (Guarulhos e Cariacica-ES).

"A expansão dos shoppings para o interior e regiões metropolitanas têm se intensificado por conta da melhor distribuição de renda", diz o consultor Eugênio Foganholo. Sérgio Molina, diretor da DMV, agência especializada em shopping centers, concorda. Os líderes do setor não estão à parte desse movimento. Dos seis empreendimentos que serão lançados nos próximos três anos pela BR Malls, com investimentos de quase R$ 1 bilhão (US$ 556 milhões), três estão fora das grandes capitais.