Média empresa investirá em serviços ao cliente, diz pesquisa da IBM
Gazeta Mercantil - 06/12/2006
Os serviços ao cliente, sistemas de comunicação e rede, infra-estrutura e segurança corporativa estão nos planos de investimentos na área de tecnologia da informação de mais de 80% das médias empresas brasileiras nos próximos 12 a 18 meses. Essa é uma das conclusões da pesquisa global de opinião realizada pela IBM com 200 companhias de médio porte - com mais de 500 funcionários - no Brasil e outras 959 no Canadá, China, Leste Europeu, Europa Ocidental e Estados Unidos. Em relação aos planos de investimentos, as quatro áreas priorizadas pelo Brasil também aparecem no topo dos dez segmentos incluídos na pesquisa. No entanto, há diferença na ordem dos itens. No País, 84% das empresas indicaram os sistemas para relacionamento com o cliente (CRM) e redes/comunicação. Em seguida, estão infra-estrutura (82%) e segurança (81%). Na global, segurança corporativa (65%) e sistemas de comunicação e rede (65%) estão à frente de infra-estrutura (63%) e serviço ao cliente (62%). As médias empresas do Brasil apontaram o serviço ao cliente (60%) e as comunicações em rede (60%) como as duas soluções a serem implementadas primeiro, seguidas do gerenciamento de sistemas. De acordo com o estudo, as brasileiras apontam o gerenciamento de relação com o cliente (53%), o gerenciamento do capital humano (50%) e uma segura infra-estrutura de TI (43%). Globalmente, o gerenciamento da relação do cliente também é o primeiro item, sendo indicado por 50% dos entrevistados.