MDIC anuncia programa para aproximar startups de grandes empresas
Agência CT&IO Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) anunciou que até o fim do ano lançará o Programa Nacional Conexão Startup-Indústria, que terá como objetivo aproximar as startups das indústrias. Elaborada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a iniciativa contará com investimentos de R$ 10 milhões.
“O futuro do Brasil passa pela inovação. Todos os países desenvolvidos já avançaram neste tema e estão na nossa frente. Este é o pontapé inicial de um grande projeto para o país”, destacou o ministro Marcos Pereira em um encontro com empresários e autoridades nesta quinta-feira (15).
De acordo com o presidente da ABDI, Guto Ferreira, o programa buscará aumentar a produtividade nacional para soluções tecnológicas que as indústrias brasileiras têm buscado no exterior. “O Brasil não pode perder mais cérebros. Esperamos que com as ações deste programa o país aumente sua competitividade e a indústria passa a contar com soluções tecnológicas desenvolvidas dentro de casa e não mais no exterior”, afirmou Ferreira.
Os R$ 10 milhões de investimento serão da ABDI, mas expectativa é de que outras instituições apoiem o Programa Nacional de Conexão Startup-Indústria, como explica Ferreira. “Nós teremos conversas neste sentido com a presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Maria Silvia Bastos, e com o novo presidente da Finep, Marcos Cintra.” O programa será moldado com a participação da indústria e dos empreendedores
Encontro
O ministro Marcos Pereira participou nesta quinta-feira do Laboratório de Modelagem – Conexão Startup-Indústria, que reuniu especialistas para repensar e redesenhar propostas de convergência entre os ecossistemas de startups e da indústria brasileira, com foco na integração digital das diferentes etapas da cadeia de valor dos produtos industriais, desde o desenvolvimento até o uso.
Os especialistas e parceiros discutiram proposições para promover a integração entre as demandas da indústria e a capacidade de criação e de atendimento destas demandas pelas startups. O resultado desse esforço será o alicerce do Programa Nacional de Conexão Startup-Indústria, que nasce do movimento de cocriação e da colaboração dos principais players do mercado.