30/08/18 12h31

MCTIC lança chamada de R$ 1 milhão para pesquisas de novos antibióticos

Protec

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram chamada pública para projetos de pesquisa de novos medicamentos antibióticos. No valor de R$ 1 milhão, o edital é uma iniciativa do Plano Nacional de Enfrentamento à Resistência Antimicrobiana do MCTIC. As inscrições podem ser feitas até 1º de outubro.

Segundo o MCTIC, a resistência antimicrobiana é um fenômeno crescente e um problema crítico de saúde pública, decorrente do uso indiscriminado de remédios contra micro-organismos responsáveis pelas infecções comuns. Hoje, a resistência antimicrobiana é considerada uma ameaça à saúde mundial.

Diante deste cenário, países, agências internacionais e outras organizações em todo o mundo tomaram medidas para combater a resistência antimicrobiana, que estão alinhadas à estratégia global da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2017, a OMS publicou sua primeira lista de agentes patogênicos resistentes aos antibióticos prioritários para a pesquisa e desenvolvimento. A lista foi elaborada numa tentativa de orientar e promover a pesquisa e desenvolvimento de novos antibióticos, como parte dos esforços para enfrentar a crescente resistência global aos medicamentos antimicrobianos.

A lista destaca, em particular, a ameaça de bactérias resistentes a múltiplos antibióticos. Estes micro-organismos têm uma grande uma capacidade de desenvolver mecanismos de resistência e podem transmitir esta capacidade para outras bactérias. A lista busca incentivar os governos de todo o mundo a implementar políticas de pesquisa que abarquem desde o incentivo à ciência básica até a aplicada, em um esforço conjunto para o desenvolvimento de novos tratamentos e kits de diagnóstico rápido para o enfrentamento de doenças.