03/02/21 12h04

MCTI disponibiliza relatórios de referência setorial do Inventário Nacional de GEE

Documentos podem ser acessados online pelo Sistema de Registro Nacional de Emissões (SIRENE)

Governo Federal

Os relatórios de referência dos cinco setores que compõem o Inventário Nacional de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (GEE) da Quarta Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), estão disponíveis para consulta online desde as primeiras semanas de 2021. Os documentos estão cadastrados na central de conteúdo no Sistema de Registro Nacional de Emissões (SIRENE) https://sirene.mctic.gov.br/, plataforma desenvolvida e mantida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que reúne diversas informações nacionais oficiais sobre emissões de GEE, como a série histórica de emissões do país, iniciada em 1990. Os dados de gráficos e tabelas podem ser exportados em diferentes formatos. 

“Esse conjunto robusto de informações fica disponível para a sociedade, que pode utilizá-lo para pesquisas científicas, para subsidiar políticas públicas e novos projetos em mudança do clima”, explica Andréa Araújo, Coordenadora-Geral Substituta da Ciência do Clima e Sustentabilidade (CGCL) do MCTI. 

Os documentos descrevem de maneira transparente o detalhamento metodológico, com indicação de fontes de dados e premissas adotadas acerca dos setores de ‘Energia’, ‘Processos Industriais e Uso de Produtos (IPPU, na sigla em inglês)’, ‘Agropecuária’, ‘Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra e Florestas (LULUCF, na sigla em inglês)’ e ‘Resíduos’. As emissões oriundas das atividades antrópicas inventariadas em cada um dos setores e organizadas em subsetores e categorias fornecem um panorama completo sobre as emissões do país. 

O material passou por consulta pública a especialistas como parte do processo de garantia de qualidade, conforme os critérios de boas práticas recomendados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), e subsidiou a elaboração do Inventário Nacional do Brasil que integra a Quarta Comunicação Nacional, cujo documento foi submetido à UNFCCC em 31 de dezembro de 2020. 

SIRENE - A plataforma de transparência ativa de divulgação de dados está em funcionamento há quatro anos e é respaldada pelo decreto No 9171/2017, por isso é a fonte oficial de dados brasileiros acerca de emissões de GEE. Por meio dela é possível consultar toda a série histórica de emissões, que se inicia em 1990, e segmentar as informações por tipo de gás, ano, setor, subsetor e unidade da federação.

Recentemente, o SIRENE disponibilizou infográficos que explicam como estão estruturados os setores que integram o Inventário Nacional. Por meio do conteúdo visual, disponível para download, é possível conhecer melhor quais são as atividades inventariadas e como estão organizadas de acordo com a orientação do IPCC 2006. 

Além disso, nesse endereço eletrônico é possível encontrar vários documentos e informações acerca dos fatores de emissão, utilizados para análise de projetos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), e fatores médios utilizados em inventários corporativos. 

Também estão disponíveis os Cenários do Projeto Opções de Mitigação em Setores-Chave do Brasil, que dispõe de dados sobre oportunidades de baixo carbono com projeções até 2050 para os setores agricultura, industrial, edificações, energia, florestas, gestão de resíduos e transporte. 

Acesse e conheça o Sistema de Registro Nacional de Emissões (SIRENE)

Acesse o documento da Quarta Comunicação Nacional do Brasil à UNFCCC: https://issuu.com/mctic/docs/quarta_comunicacao_nacional_brasil_unfccc

 

fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2021/02/mcti-disponibiliza-relatorios-de-referencia-setorial-do-inventario-nacional-de-gee