14/05/24 15h10

MCassab e Universidade Brasil inauguram laboratório para pesquisa em tecnologia avícola

Iniciativa busca soluções sustentáveis para aumentar a produção de proteína animal e reduzir impacto ambiental

Portal do Agronegócio

A MCassab Nutrição e Saúde Animal e a Universidade Brasil (UB), campus de Fernandópolis, no interior de São Paulo, inauguraram recentemente um laboratório para pesquisa e experimentação no campo da avicultura. O "Laboratório de Tecnologias e Ciências Avícolas" foi concebido para criar soluções inovadoras que ampliem a produção de proteína animal de forma sustentável e com menor impacto ambiental. O laboratório já concluiu seu primeiro experimento com frangos de corte, reforçando o compromisso das duas instituições em desenvolver tecnologias que possam revolucionar o setor.

Mario Sergio Cutait, acionista do Grupo MCassab, enfatizou que o laboratório é um elemento central de uma parceria de longo prazo com a Universidade Brasil. O objetivo é impulsionar a produção de proteína animal com segurança, ao mesmo tempo em que se reduz o uso de recursos naturais e se mantém os custos acessíveis. “O Laboratório de Tecnologias e Ciências Avícolas da MCassab, localizado na UB em Fernandópolis, é um esforço conjunto em prol da inovação e ciência, para promover métodos sustentáveis de produção de proteína animal”, afirmou Cutait.

Bárbara Izabela Costa, reitora e diretora administrativa da Universidade Brasil, destacou a importância da parceria para enfrentar desafios globais, como a segurança alimentar. Ela observou que a colaboração entre a UB e a MCassab está focada em encontrar soluções inovadoras para esses problemas, por meio de pesquisa e tecnologia. "Estamos trabalhando para responder a questões globais, oferecendo novas abordagens que possam ser implementadas no setor", disse Bárbara.

Cutait também enfatizou a relevância do Brasil no cenário internacional de exportação de carne. Com 34% da produção de frango, 23% de suínos e 25% de bovinos destinados ao mercado externo, o Brasil desempenha um papel fundamental no abastecimento de proteína animal em escala global. Em 2023, o país exportou 8,6 milhões de toneladas de carne, alimentando cerca de 1 bilhão de pessoas em mais de 150 países. "Nosso foco é produzir de forma sustentável, aumentar a produtividade com inovação e, assim, garantir um futuro mais saudável para as próximas gerações", concluiu ele.

Maria Carolina Toth, gerente de produtos para saúde animal da MCassab Nutrição e Saúde Animal, destacou a necessidade de validar soluções nutricionais e sanitárias que aprimorem a eficiência da avicultura. “Esta iniciativa reflete o compromisso da MCassab com a inovação, sustentado por uma equipe altamente qualificada”, disse ela, reafirmando a missão de conduzir a indústria avícola rumo a uma produção mais sustentável.

Eduardo Machado, gerente de NIT da MCassab, reforçou o compromisso da empresa em ajudar seus clientes a aplicar metodologias que aumentem a produtividade na produção de aves. "Temos a oportunidade de avaliar a interação entre diferentes tecnologias disponíveis e em desenvolvimento para garantir um melhor custo-benefício e resolver os desafios específicos da cadeia avícola", concluiu Machado.

Fonte: https://www.portaldoagronegocio.com.br/tecnologia/pesquisas/noticias/mcassab-e-universidade-brasil-inauguram-laboratorio-para-pesquisa-em-tecnologia-avicola