28/04/25 15h10

MB Ferramentas aposta em tecnologia para crescer

Usinagem Brasil

A MB Comércio de Ferramentas, fabricante de ferramentas de corte para usinagem e distribuidora de ferramentas, localizada na cidade de Sumaré (SP), completa 35 anos em 2025. Fundada em 1990 por José Messias Bosqueiro e Tochiharu Yahiro, a empresa nasceu com o objetivo de oferecer soluções eficientes em ferramentas de corte. Desde então, segundo a própria empresa, a sua trajetória tem sido marcada por crescimento contínuo, inovação tecnológica e compromisso com a excelência.

No início de sua história, a empresa operava em um espaço de 50 m² e contava com poucos colaboradores. “O atendimento diferenciado, aliado à entrega de soluções de qualidade, rapidamente conquistou a confiança do mercado”, conta o representante de direção Rodolfo Bosqueiro. Em 2001, a expansão foi necessária: a MB se mudou para uma sede própria com 780 m², investiu em estoque, no aumento da equipe técnica e comercial e na criação do setor de engenharia de projetos. Além disso, adquiriu os primeiros maquinários para fabricação de ferramentas. Em 2007, a necessidade de ampliar a capacidade produtiva levou à construção da atual sede, com 3.600 m², estrategicamente localizada às margens da Rodovia Anhanguera.

Atualmente, a MB Ferramentas opera em praticamente todas as áreas da usinagem, com destaque para os segmentos Aeronáutico, Moldes e Matrizes, Médico-Hospitalar, Automobilístico, Autopeças, Laminação de Metais, Óleo e Gás e Energia Eólica — esses últimos sendo os principais motores de demanda em volume de pedidos. Para acompanhar a evolução do setor e as exigências por maior precisão e eficiência, a empresa tem intensificado investimentos em equipamentos, software e capacitação profissional.

Ciclo de Investimentos 

No final de 2024, iniciou o maior ciclo de investimentos de sua história em curto prazo. A empresa adquiriu duas máquinas para afiação e produção de insertos de metal duro e cerâmica com perfis especiais. Além disso, comprou dois equipamentos para o setor de produção de ferramentas especiais em aço.

“Nosso setor de inspeção de ferramentas acaba de ganhar mais dois equipamentos, sendo uma máquina de medição tridimensional e outra óptica. Ainda como parte desse pacote de investimentos acabamos de adquirir novas licenças do Siemens Solid Edge, utilizado pelo nosso setor de engenharia de projetos e processos”, detalha Bosqueiro, acrescentando que a MB também aumentou o quadro de colaboradores, trazendo mais experiência e maior capacidade produtiva para diversas áreas (projetos, processos, vendas externas e técnico em ferramentas).

A modernização da estrutura produtiva inclui a aquisição de tecnologias alinhadas aos princípios da Indústria 4.0. Um exemplo é a nova máquina da suíça Agathon, equipada com robô para carregamento automático de insertos. A companhia também implementou um novo sistema de controle de projetos, com maior automação e rastreabilidade, integrado à infraestrutura em nuvem já existente.

“Este sistema será integrado ao sistema já existente em nossa empresa, que já contava com armazenagem de dados na nuvem, trazendo maior segurança e menor utilização de espaço físico da nossa estrutura”, explica Bosqueiro. Alguns setores estratégicos da MB já utilizam Inteligência Artificial para otimizar processos, o que tem se refletido em ganhos de produtividade e eficiência administrativa e operacional.

Desafios do mercado e expectativas 

Com o setor enfrentando desafios como os longos prazos de entrega dos fabricantes, a MB busca soluções internas para acelerar sua capacidade de resposta. Os investimentos recentes têm como meta reduzir entre 25% e 35% os prazos de fabricação, sem comprometer a qualidade.

A empresa também fortalece sua atuação com o desenvolvimento de novas classes de insertos — especialmente em cerâmica, CBN e PCD — em parceria com fornecedores. “Uma conquista importante foi o recente acordo com a marca chinesa Gesac, que tornou a MB a única importadora e distribuidora oficial de blanks de insertos de metal duro da marca no Brasil”, destaca Bosqueiro.

Após um crescimento de 17% no faturamento entre 2023 e 2024, a MB Ferramentas projeta um aumento de pelo menos 20% até o final de 2025. A expectativa é sustentada pelo aumento no volume de pedidos já observado após o início do novo ciclo de investimentos.

“Fazer bons negócios e cumprir nossos compromissos com satisfação foram os grandes legados de nossos fundadores e a lição foi bem assimilada pelos funcionários e colaboradores, fazendo com que a empresa continuasse a crescer em todos os aspectos. Aos 35 anos, a MB Ferramentas reafirma seu compromisso com a inovação, a excelência e o desenvolvimento contínuo — mantendo-se como um parceiro estratégico para a indústria de usinagem e contribuindo ativamente para o avanço do setor no Brasil”, conclui Bosqueiro.

 

Fonte: https://www.usinagem-brasil.com.br/61811-mb-ferramentas-aposta-em-tecnologia-para-crescer/