03/12/08 10h34

Maxxi chega a SP para brigar com o Atacadão

Valor Econômico - 03/12/2008

O Wal-Mart vai estrear no mercado paulista de "atacarejo" - lojas populares que misturam atacado com hipermercado -, passando a disputar clientes com o Carrefour e o Grupo Pão de Açúcar, que já possuem uma forte presença nesse segmento em São Paulo. Será aberta amanhã a primeira unidade no Estado com a bandeira Maxxi. O local escolhido foi Diadema, município que reúne contingente importante de consumidores de baixa renda na Grande São Paulo. As três grandes cadeias de supermercados entraram no mercado de "atacarejo" por meio de aquisições. O Maxxi, que só existia na região Sul, pertencia ao Sonae e foi adquirido pelo Wal-Mart em 2004. Neste ano, já foram abertas unidades da rede na Bahia. Em 2007, o Carrefour comprou o Atacadão, de São Paulo, a maior rede de "atacarejo" . Em resposta, o Grupo Pão de Açúcar adquiriu 50% do Assai. O Wal-Mart também vai lançar outro formato no mercado paulista: as lojas de bairro Todo Dia. A abertura de diferentes modelos de lojas populares faz parte da estratégia adotada pelo presidente do Wal-Mart no Brasil, Hector Nuñez, que dirigiu o foco da rede para a população de renda mais baixa.