30/03/11 11h45

Mauricio de Sousa faz parceria digital e investe US$ 8,8 milhões

O Estado de S. Paulo

Líder no Brasil na área de quadrinhos, com 86% do mercado, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) anunciou nesta terça-feira, 29, parceria em uma área que considera estratégica, mas na qual ainda não possui forte presença: a de entretenimento digital. A empresa se unirá à produtora Digital 21 para criar uma nova companhia e lançar os personagens da Turma da Mônica e de outras criações em formato de animação, game e aplicativos para tablets. Batizada de Mauricio de Sousa Digital Productions (MSDP), a empresa tem um investimento estimado em R$ 15 milhões (US$ 8,8 milhões) e espera faturar R$ 100 milhões (US$ 58,8 milhões) em cinco anos. Segundo o sócio-diretor da Digital 21, Raul Dória, trata-se do maior investimento já feito em uma companhia do setor na América Latina.

A MSDP nasce com uma parceria fechada com o canal de TV paga Cartoon Network, em uma coprodução de episódios 3D da Turma do Penadinho. O novo programa também será exibido na TV aberta, mas com um atraso de seis meses e com exclusividade pela TV Globo. "A parceria coloca a animação brasileira em um novo patamar", afirma o diretor geral do Cartoon Network na América Latina, Barry Koch. O novo programa será transmitido inicialmente apenas no Brasil, mas o canal faz planos de levá-lo em um segundo momento para a região da América Latina e depois para Estados Unidos, Europa e Ásia.

Outro projeto importante é o aplicativo, livro e game do personagem Penadinho para iPad, o tablet da Apple, o primeiro projeto editorial em mídia digital do quadrinista Mauricio de Sousa. A MSDP, segundo o desenhista, está no mesmo nível de conteúdo e tecnologia das grandes produtoras internacionais. "A empresa nasce para atender uma demanda crescente e permanente que não estávamos mais conseguindo atender", afirma o desenhista, de 75 anos. No ano passado, ele começou a estruturar a sucessão da empresa entre os dez filhos e a profissionalizar a gestão da companhia, processo que abriu caminho para parcerias. A nova marca também pretende atuar fortemente na área de licenciamento, setor que movimenta no Brasil cerca de R$ 4,4 bilhões (US$ 2,6 bilhões) por ano e já tem a Mauricio de Sousa Produções entre os principais players, ao lado de Disney e Warner.

Além do foco em animações, Mauricio de Sousa também prepara o lançamento de dois parques temáticos em São Paulo. O Parque da Mônica, que após 17 anos fechou as portas no Shopping Eldorado, será reaberto em 2012 no shopping Nova 25, que está sendo construído na Marginal do Pinheiros. Já o parque do Cebolinha terá uma estrutura mais enxuta e parte dela deve ser inaugurada ainda este ano. O local do empreendimento não foi revelado.