22/07/10 11h28

Matec entre a engenharia e a incorporação

Valor Econômico – 22/07/10

O engenheiro Luiz Augusto Milano, de 54 anos, é bastante conhecido. No mundo dos negócios por conta da sua empresa, a Matec Engenharia. No rol dos empresários onde vida pessoal muitas vezes ganha mais destaque que a profissional, Guto Milano - como é mais conhecido - agora divide seu tempo entre a família (casou-se), os treinos e a reformulação do seu negócio. Sempre acompanhado da primogênita Marcela - que aos 29 anos cuida das áreas financeira e administrativa da empresa e tem todos os números da Matec na cabeça - Milano comanda a companhia que criou há 20 anos, quando a filha ainda era criança.

Nascida como uma empresa de prestação de serviços, a Matec Engenharia sempre construiu para terceiros. Em 2007, começou a fazer seus primeiros negócios como incorporadora, investindo na compra e venda de ativos. Começou com um flat da bandeira George V, depois veio o prédio da faculdade Ibmec na Vila Olímpia e seis andares em um edificio comercial na avenida Paulista.

A partir daí, a Matec passou a investir na compra de terrenos para fazer operações de "build to suit" (centros de distribuição, fábricas e escritórios construídos sob medida para grandes empresas). Fechou contrato com a Siemens, em Cabreúva, e com uma empresa de distribuição de medicamentos em Itapevi. O capital costuma ser uma barreira de entrada na incorporação - tanto que os fundos que atuam no setor saem a mercado para captar dinheiro com investidores locais e estrangeiros. "Fomos conseguindo ter lucro nas operações e reinvestimos o capital próprio", diz Milano. A divisão de engenharia foi a responsável pelas obras da área de incorporação. Por esse motivo, segundo Milano, nos últimos três anos, a Matec Engenharia desacelerou o passo no atendimento a terceiros.

Com faturamento equivalente (volume de negócios gerados) de R$ 362 milhões (US$ 183,8 milhões) no ano passado, o grupo, de capital fechado, está no azul. Teve um lucro de R$ 22 milhões (US$ 11,2 milhões) - contra R$ 10 milhões (US$ 5,5 milhões) em 2008. A Matec Investimentos tem um patrimônio de R$ 325 milhões (US$ 180,6 milhões) em ativos e vai investir mais R$ 150 milhões (US$ 83,3 milhões) este ano. A área de engenharia é importante pois garante geração de caixa. Apesar de ter diminuído o ritmo a partir de 2007, a divisão de engenharia está fazendo a ampliação de um shopping em Tamboré para a BR Malls, uma fábrica para a Votorantim Metais e um prédio corporativo para a São Carlos, entre outros projetos. Na área de investimentos, fechou dois contratos sob medida em Alphaville, a sede de um laboratório e um prédio de escritórios para um único usuário.