Marcas de luxo mantêm seus planos de produzir automóveis no Brasil
Audi, BMW, Mercedes e Jaguar Land Rover: uma sequência de lançamentos nacionais até 2016
O GloboDepois de encerrar sua produção no Brasil, em 2006, a Audi volta a ter sua linha de produção em São José dos Pinhais, agora com o A3 Sedan e o utilitário Q3. No mesmo movimento, as marcas de luxo BMW, Mercedes-Benz e Jaguar Land Rover implantam suas fábricas no país.
Toda essa produção local foi estimulada pelo Inovar-Auto (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores), lançado pelo governo federal em 2012. O programa estabeleceu que as marcas sem fábricas no Brasil deveriam pagar maior carga de impostos e ter menores cotas de importação.
Apesar da recente retração nas vendas de carros, o Brasil ainda é o quinto maior mercado de automóveis do mundo, à frente de Índia, Rússia e da maioria dos países da Europa. E esta é uma condição que não pode ser desprezada por qualquer marca que queira ter relevância mundial.
Mesmo sob o cenário cinzento da atualidade, os fabricantes preveem que ainda há um bom espaço para aumentar as vendas de modelos ditos "premium", com preços que começam na casa dos R$ 100 mil.
Em outubro do ano passado, a BMW inaugurou sua fábrica em Araguari, Santa Catarina, com capacidade para 32 mil carros por ano. Além de modelos da marca alemã, como Série 1, Série 3, X1, X3, a linha de produção também terá espaço para o Mini Countryman.
Já a Mercedes pretende esquecer sua péssima experiência com o Classe A feito em Juiz de Fora entre 1999 e 2005. No ano que vem, a marca vai inaugurar uma fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo, para fazer o sedã Classe C e o utilitário compacto GLA.
Também está prevista para o início de 2016 a inauguração da fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia, no Estado do Rio. O primeiro modelo a ser produzido será o Land Rover Discovery Sport, utilitário de luxo com sete lugares que hoje vem da Inglaterra e é vendido por R$ 180 mil.