22/10/09 11h18

Marcas de luxo invadem mercado brasileiro

O Estado de S. Paulo

A crise derrubou a venda de carros de superluxo nos mercados desenvolvidos e o Brasil, visto como um dos menos afetados no cenário internacional, está sendo o refúgio de várias marcas que ensaiavam sua entrada no País há vários anos. Elas vão disputar um nicho de mercado que não supera 200 unidades anuais. O volume parece insignificante diante de vendas projetadas de 3 milhões de novos veículos neste ano, mas é muito atrativo, já que os modelos chegam a custar mais de R$ 1 milhão (US$ 581,4 mil).

Hoje, será aberta em São Paulo a primeira loja oficial da Lamborghini no País, pela Via Itália, grupo que já importa as também italianas Ferrari e Maserati. O diretor de relações internacionais da empresa, Jaroslav Sussland, conta que estarão expostos apenas três dos cinco modelos previstos para a inauguração, pois dois já foram vendidos. A previsão da marca é de comercializar 10 a 12 unidades neste ano e 20 no próximo.

Sussland calcula que o segmento de carros esportivos de luxo não venda mais do que 100 unidades anuais no Brasil. Somando modelos de alto luxo de outras categorias, o volume não chega no máximo a 200 unidades, afirma Sérgio Habib, ex-presidente da Citroën do Brasil, representante no País da Jaguar e, a partir de fevereiro, da Aston Martin. Foram quase três anos de negociação para obter a licença da marca inglesa, que vai investir US$ 4 milhões para o lançamento da marca, incluindo a loja.

A próxima marca a chegar ao País é a Bentley, que será importada pelo grupo Rodobens. O grupo Platinuss, que no ano passado trouxe as duas primeiras unidades do Pagani Zonda, também passou a representar a Spyker e em breve iniciará a importação da marca inglesa Caterham. Dos dois modelos Zonda trazidos até agora, só o mais caro foi vendido, a um consumidor da Espanha.

O setor de motocicletas premium é outro que se destaca no País. Paulo Izzo, do Grupo Izzo, importador de 10 marcas, diz que o Brasil agora atrai investidores. O Grupo Izzo representa marcas como Harley Davidson, Buell, Malaguti, MV Agusta e Ducati. No ano passado, vendeu 7,5 mil motos e registra, desde 2004, crescimento anual de 75%. Em outubro, o grupo inaugura quatro lojas exclusivas da Ducati - considerada a Ferrari das motocicletas - e cinco da Triumph.