Marcas brasileiras de moda adotam gestão profissional
Valor Econômico - 21/12/2006
Aquela velha estrutura de filho cria, papai administra e mamãe vende parece estar com os dias contados na indústria do vestuário. O ano de 2006 comprovou isso. O mercado de moda brasileiro viu empresas de vestuário como Zoomp, Forum e Rosa Chá partirem para gestões profissionais, cada uma ao seu modo, para corrigir cursos, sanear as contas ou simplesmente crescer com mais velocidade. Em julho, a Zoomp anunciou a entrada de dois sócios investidores no negócio: Conrado Will e Enzo Monzani. A Rosa Chá passou a ser gerida pelo grupo Marisol. A mais nova grife a apostar na gestão profissional é a feminina Les Filós, que atua em São Paulo. A marca, fundada em 1980, passou por mudanças profundas este ano com a saída do empresário Márcio Zemel (filho da fundadora da grife, Regina Zemel) e de sua esposa, a estilista Cláudia Zemel, do negócio. A empresa passou a ser comandada por Regina. A The Brands Company (TBC), empresa especializada em gestão de marcas, foi contratada há dois meses. Com cinco anos de funcionamento, a TBC é gestora, no Brasil, das grifes americanas Ecko e Sean John. O empresário Eduardo Rabinovich, ex-sócio da Vicunha, abriu a ER há seis meses. A empresa é especializada não apenas em gerir, mas também em investir em marcas com potencial de crescimento. A ER estreou no mercado financiando a grife de sapatos Zeferino, que abriu duas lojas em São Paulo há cerca de dois meses.