Marca Obrigado, de água de coco, ganha espaço no país
valor econômicoA Frysk Industrial, empresa do grupo Aurantiaca, começa a exportar a marca de água de coco Obrigado para os Estados Unidos e a Holanda. No front doméstico, o plano é aumentar a fatia de mercado dos atuais 4% para 10% até dezembro.
O grupo, que investiu R$ 570 milhões no país desde 2006, ampliou neste ano sua produção, de 3 milhões para 12,5 milhões de litros. Também estendeu a distribuição para todo o país.
Em maio deste ano, de acordo com dados da empresa de pesquisas Nielsen, a água de coco Obrigado atingiu 4% de participação de mercado no país, sendo a quinta marca mais vendida, atrás de Kerococo, Sococo, Ducoco e Coco do Vale.
No Rio de Janeiro, a marca obteve 10% de participação e em São Paulo, 5%. "Com a estratégia atual, será possível chegar ao fim do ano com 10% de participação de mercado, uma meta que era esperada para ser atingida apenas em 2017", afirmou Roberto Lessa, vice-presidente do grupo Aurantiaca.
Na avaliação do executivo, o crescimento se deve aos esforços para expandir a distribuição em todo o país e a um forte trabalho de publicidade para apresentar a marca de água de coco sem conservantes para o mercado.
Enquanto as vendas da companhia dobraram no acumulado de 12 meses até maio, o mercado de água de coco envasada cresce 1,8%, segundo a Nielsen.
O aumento da produção neste ano teve como objetivo tanto atender ao mercado doméstico como dar início às exportações.
No mercado interno, a companhia também colocou no varejo linhas de água de coco com suco de frutas natural. No segundo semestre, o plano é lançar uma linha de água de coco para beber, com menos gordura que o leite de coco para culinária. O plano, segundo Lessa, é competir na categoria de leites especiais, que tem preços entre R$ 14 e R$ 20 por litro. A água de coco é vendida na faixa de R$ 8 a R$ 9 por litro.
Em junho, o grupo Aurantiaca começou a exportar a marca Obrigado para os Estados Unidos e a Holanda (neste último caso, para distribuição em outros países e regiões da Europa, como Bélgica, Luxemburgo e Escandinávia). O grupo montou escritórios em Los Angeles e Amsterdã para negociar as vendas da água de coco diretamente com varejistas locais.
"A empresa foi criada para ser uma competidora global em água de coco e o produto chega no varejo europeu e americano com a marca Obrigado", afirmou o executivo. A previsão da companhia é exportar 18% da produção neste ano e elevar esse percentual para até 50% em 2017, quando a expectativa é que a produção some 32 milhões de litros de água de coco (160% acima da produção prevista para 2016).
O grupo Aurantiaca foi fundado em 2006, na cidade de Conde (BA), pelo investidor americano Willem Kooyker, em parceria com o holandês Piet Henk Dorr, radicado no Brasil há 40 anos. - Kooyker administra US$ 5 bilhões em investimentos por meio do grupo Blenheim Capital Management.
O grupo começou a operar com a compra de terrenos e plantio de coqueiros, em fazendas localizadas em Esplanada (BA) e Conde, com área total de 6 mil hectares.
Em 2012, o grupo construiu a fábrica para produzir a água de coco Obrigado, que começou a ser vendida no fim de 2014. A produção agrícola é administrada pela empresa Aurantiaca Agrícola e a produção industrial fica a cargo da Frysk Industrial. O grupo também é dono da Fibraztech, responsável pela produção de mantas de fibra de coco. A companhia não divulga dados de receita. Dos R$ 570 milhões investidos até agora, 90% vieram de recursos dos sócios e 10% de financiamentos do Itaú, Bradesco e do Banco de Desenvolvimento da Bahia (Bandeb).