01/10/08 14h01

Marca de banco brasileiro vale mais

Valor Econômico - 01/10/2008

Enquanto o valor da marca das instituições financeiras americanas enfrenta queda livre - com perdas de US$ 10 bilhões em 2007 em relação ao ano anterior -, os bancos brasileiros fortalecem cada vez mais os seus nomes, segundo a consultoria internacional Interbrand. Juntos, os nomes dos bancos Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Unibanco valem hoje US$ 2,42 bilhões a mais do que há um ano. O resultado pode ser conferido na primeira edição do ranking da Interbrand das 50 marcas mais valiosas da América Latina, divulgado esta semana. A variação é resultado da comparação entre o ranking latino-americano e o brasileiro de 2007, que usa os mesmos critérios. Na ocasião, a trinca das marcas vencedoras era a mesma: Itaú, Bradesco e Banco do Brasil, nessa ordem. Este ano, o Itaú foi a marca que mais se valorizou: alta de 31%, para R$ 10,5 bilhões (US$ 5,5 bilhões). "O Itaú vem gerando resultados econômicos sustentáveis, com boa governança, valor de mercado atrativo e uma agenda de sustentabilidade", diz o vice-presidente do banco, Antônio Matias. Para Alejandro Pinedo, diretor da Interbrand no Brasil, o país não está imune à crise, mas se mantém distante do "tsunami" que assola Wall Street. "Perto deles, enfrentamos só uma 'marola'", brinca Pinedo.