Marca alemã de 241 anos iniciará operação no Brasil
Folha de S. PauloUma das marcas de calçados mais antigas do mundo, a alemã Birkenstock iniciará em São Paulo sua primeira operação própria na América Latina, 241 anos após ser fundada pelo sapateiro Johann Adam Birkenstock.
A sexta geração da família que empresta o sobrenome à grife planeja abrir, até o fim do ano, a primeira loja na cidade. Famosa no país pelas sandálias de dedo apelidadas de "papete", populares nos anos 1990, a Birkenstock estuda espaços em shoppings da capital paulista.
Um desfile na Galeria Estação, em Pinheiros, dará início à empreitada latino-americana da marca. Em 10 de agosto, bailarinos mostrarão os 50 modelos do verão 2016 da grife. Tirada de uma espécie de "limbo fashion" após serem reeditadas, em 2014, nas passarelas de grifes como a francesa Céline e a italiana Prada, a sandália Birkenstock tradicional virou peça de luxo nos dedos dos fashionistas.
O modelo Madrid, de uma tira, e o Monterrey, de duas, são as peças mais famosas. Ambos têm na estrutura as palmilhas flexíveis e curvilíneas que identificam a marca.
Os preços devem girar de R$ 249 a R$ 899.