Manufaturados brasileiros avançam no mercado da AL
Valor Econômico - 13/10/2006
A América Latina e o Caribe absorveram pouco mais de 40% das vendas brasileiras de manufaturados entre janeiro e setembro deste ano. Neste período, em comparação com 2005, o crescimento das vendas de automóveis, celulares, máquinas e outros bens industrializados para a América Latina foi de 22,7%, índice que significa o dobro do aumento verificado para o resto do mundo - cerca de 11%. O aumento das exportações para a região tem ocorrido mesmo em situações desfavoráveis e de perda na margem de lucro do exportador. De acordo com estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em 2005, 60% das vendas para a Argentina, 64% para o México e 40% para o restante da América Latina foram feitas por setores cujos preços estavam mais de 10% abaixo da média dos anos anteriores. Os produtos manufaturados vêm garantindo a maior parte dos recordes de exportação registrados mensalmente pelo Brasil. Em setembro, embora a taxa de crescimento das vendas desses produtos (17%) tenha sido inferior a das outras categorias de produtos, chegou a inéditos US$ 6,6 bilhões o valor total das exportações de manufaturados.