13/06/08 14h57

Mais empresas brasileiras ampliam internacionalização

Gazeta Mercantil - 13/06/2008

O número de companhias brasileiras que atuam no exterior cresceu em 2007 e a expansão vai continuar, puxada principalmente por áreas em que as empresas apresentam vantagens competitivas, como agronegócio, mineração, celulose e siderurgia. A partir deste ano, o País também deverá ver seu nível de internacionalização aumentar no setor de tecnologia, que já tem uma forte penetração na América Latina, além de um movimento de companhias de médio porte buscando novos desafios no exterior, diz o professor Álvaro Cyrino, que participa da elaboração do ranking das transnacionais brasileiras da Fundação Dom Cabral. Em 2007, o ranking listou 32 empresas brasileiras com operações fora do País, oito a mais que no ano anterior. E elaborou um índice para medir o nível de internacionalização. Em 2007, a Gerdau liderou o ranking de transnacionais brasileiras com um índice de 46%, calculado pela média entre ativos, vendas e empregados no exterior sobre ativos, empregados e vendas do grupo. De acordo com o professor, a empresa é um bom exemplo de como o Brasil se destaca por competência industrial. O grau de investimento e a valorização do real frente ao dólar não foram decisivos nas estratégias de internacionalização, mas facilitaram as aquisições no exterior, afirma Flávio Balestrin, diretor-comercial da Totvs. "A América Latina é nosso target", diz Balestrin. Apesar disso, a empresa já atravessou o Atlântico. Em 2007, iniciou uma operação em Lisboa e a partir dela atende clientes em países africanos de língua portuguesa. "A experiência em Portugal tem sido muito boa. Agora, a Espanha tem mostrado interesse pelos serviços e pode ser um novo alvo", afirma.