06/05/09 11h37

Mais de 75% dos PCs no País já são feitos por fábricas nacionais

Gazeta Mercantil - 06/05/2009

Ao lado da chinesa e da chilena, a indústria de computadores no Brasil é uma das raras no mundo em que os fabricantes locais detêm uma participação de mercado invejável, competindo com gigantes multinacionais de igual para igual. Das 11,8 milhões de unidades produzidas no País em 2008 - incluídos nessa conta computadores de mesa e portáteis - os integradores brasileiros abocanharam 77% de participação, apurou a International Data Corporation (IDC).

O mercado é particularmente pulverizado e quem lidera a produção de computadores há quatro anos é a brasileira Positivo Informática, com 15,6% de participação no quarto trimestre de 2008, a dezenas de milhares de unidades mensais à frente de marcas mundialmente conhecidas como as americanas Dell e HP, ou a chinesa Lenovo (que adquiriu a divisão de PCs da IBM).

Também o ritmo de crescimento desta indústria chama a atenção. O País possui a quinta posição em volume, atrás dos Estados Unidos, China, Japão e Reino Unido. No ano passado, não fosse a queda de 16,8% nas vendas do último trimestre, a produção física no ano teria aumentado acima dos 20%, estima Luciano Crippa, analista de mercado de computadores do IDC. Com o revés da crise internacional, que atingiu em cheio o crédito ao consumidor final e, por tabela, as vendas no varejo, a expansão consolidada no ano foi de 10,6%. Apesar da desaceleração do último trimestre, o índice é muito superior ao encontrado na maioria dos grandes mercados.

Segundo o IDC, 2009 apresentará uma retração de 11,5% no volume de unidades, com recuperação a partir das vendas de Natal, em dezembro. Mesmo assim, estima a consultoria, até 2010, o País conquistará a 3ª posição entre os fabricantes de computadores. Segundo a gerente de marketing de consumo da Intel, Denise Pereira, boa parte do sucesso das empresas locais reside em três características: profundo conhecimento do mercado, agilidade e flexibilidade para lançar produtos afinados com a demanda.