08/11/07 11h50

Mais cargas fazem ALL reverter prejuízo e lucrar US$ 93,2 milhões

Gazeta Mercantil - 08/11/2007

A América Latina Logística (ALL) reverteu o prejuízo no terceiro trimestre do ano passado e lucrou R$ 161,6 milhões (US$ 93,2 milhões) de julho a setembro de 2007. Segundo o diretor de relações com investidores da companhia, Sérgio Pedreiro, esse desempenho foi possível somente pelo cancelamento da cobrança de juros sobre um financiamento adquirido pela antiga Ferronorte, na época de sua construção. O executivo explicou que a Ferronorte adquiriu empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da extinta Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), de R$ 200 milhões (US$ 115,3 milhões) e algumas parcelas deste financiamento não foram repassadas, o que deu o direito ao tomador de requerer este desconto de juros. Em volume a ALL cresceu 13% no trimestre, chegando a 9,15 milhões de toneladas transportadas por quilômetro útil (TKU). Segundo Pedreiro, cerca de 70% das cargas transportadas pela concessionária é formada por granéis. "Industrializados, um tipo de carga mais nobre, ficou com 30% deste volume. Isso, em função do grande transporte de grãos na malha norte (Brasil Ferrovias)", ressaltou.