22/02/24 12h11

Maioria das empresas brasileiras adota ESG como pilar estratégico

Apesar da adesão favorável, 54% das empresas ainda não estabeleceram metas para suas estratégias

Mercado e Consumo

Um estudo feito pela consultoria Korn Ferry revelou que 67% das empresas no Brasil adotaram o ESG como pilar estratégico, enquanto 33% ainda não o fizeram. Além disso, 75% das empresas planejam adotar práticas ESG nos próximos 12 a 18 meses, enquanto 25% não têm essa intenção, segundo os dados colhidos pela pesquisa “Tendências de RH 2023”.

A agenda ESG nas empresas é cada vez mais imperativa para manter relevância e parceria nos negócios. Impulsionadas por práticas positivas nas áreas ambiental, social e de governança, tais iniciativas não apenas promovem o crescimento saudável dos negócios, mas também demonstram um compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O sócio e líder de Soluções Digitais da Korn Ferry Brasil, Rodrigo Accarini, destaca que após a pandemia as relações de trabalho e negócios se tornaram mais significativas, aumentando o engajamento com a agenda ESG.

“As relações trabalhistas, pessoais e de negócios se tornaram ainda mais expressivas e relevantes após a pandemia, mesmo que haja agenda consciente nas pautas ambientais, sociais e de governanças há muitos anos, há um maior engajamento agora. Vamos lembrar que a adoção dessas políticas, com maior transparência, gera confiança para investidores, fortalece as comunidades locais, faz inclusão de grupos vulneráveis e cria laços de responsabilidade com a sustentabilidade brasileira e mundial”, analisa.

O estudo identifica as prioridades da agenda, incluindo a redução de emissões de carbono, uso eficiente de recursos naturais, energias renováveis, investimento em projetos filantrópicos e políticas de recursos humanos alinhadas aos valores da empresa. Apesar da adesão favorável, 54% das empresas ainda não estabeleceram metas para suas estratégias ESG.

A diretora de Projetos de Transformação e Cultura da Korn Ferry, Joana Cortez, destaca o desafio de incorporar as metas ESG na cultura organizacional, envolvendo liderança e colaboradores. “As corporações devem lembrar que não basta entender os conceitos, formas de aplicabilidade e os resultados que essas políticas podem agregar aos negócios, mas incorporá-las na cultura organizacional constantemente, porque isso tem que ser tido como meta também. Envolver desde a liderança até os colaboradores de ponta, de maneira que seja natural e passe a modificar vidas pessoais, até mesmo fora do cenário corporativo, será uma grande conquista e solução quando se pautar os propósitos da agenda”, alerta.

O estudo também mostra que CEOs e executivos têm a maior responsabilidade na implementação das políticas, e as metas ESG influenciam os bônus, variando de 10% a mais de 30%.

O levantamento também abordou a estrutura organizacional das empresas em relação ao ESG, revelando que 74% possuem conselho de administração e 52% têm comitês relacionados à agenda. A pesquisa indica que 86% das empresas têm um comitê responsável pela governança e monitoramento das metas ESG.

Joana Cortez enfatiza a importância desses comitês na definição de metas e na aplicabilidade dessas políticas.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os meses de junho e julho e contou com a participação de 652 empresas de diversos setores dos seguintes países: Argentina (125 participantes), Brasil (265 participantes), Chile (117 participantes), Colômbia (78 participantes) e Peru (67 participantes).

O estudo tem como objetivo prover informações que auxiliem os participantes a tomar decisões estratégicas em relação a diferentes temas atuais da área de recursos humanos.

Este relatório apresenta os resultados do Brasil. A fim de se obter um entendimento mais amplo da realidade de recursos humanos na região, não deixe de consultar o resultado consolidado dos cinco países.

 

Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br/22/02/2024/destaque-do-dia/maioria-das-empresas-brasileiras-adota-esg-como-pilar-estrategico/