12/11/09 11h34

Maior oferta de financiamentos reativa a construção de shoppings

Valor Econômico

O maior apetite dos investidores e a maior oferta de alternativas de financiamento estão reativando a indústria de shopping centers no Brasil, que depende da captação de recursos para bancar a construção dos novos centros comerciais. Os empreendimentos demandam investimentos elevados, de R$ 100 milhões (US$ 58,1 milhões) até mais R$ 300 milhões (US$ 174,4 milhões). A Sonae Sierra Brasil, sexta maior rede de shopping centers do país, descarta abrir o capital, mas avalia a venda de cotas de fundos imobiliários dos seus empreendimentos mais maduros e nos quais detém 100% de participação, afirma o presidente da companhia, João Pessoa Jorge.

Esse é caso do Shopping Parque D. Pedro, de Campinas (SP). A Sonae Sierra Brasil está preparando a distribuição secundária das cotas de um fundo imobiliário que detém 12% de participação no empreendimento. Além do Shopping D. Pedro, a companhia também detém 100% do capital do shopping Boa Vista, em São Paulo, e, mais recentemente, do Shopping Metrópole, localizado em São Bernardo do Campo (SP). A companhia analisa a possibilidade de vender cotas desses empreendimentos.

A aquisição da totalidade do capital do Metrópole foi finalizada nesta semana. A Sonae Sierra Brasil já possuía 83% do shopping e comprou os 17% restantes que ainda estavam com a Aerus, fundo de pensão composto em sua maioria por ex-funcionários da Varig. Segundo Jorge, com a saída da Aerus, a empresa poderá fazer investimentos no shopping de São Bernardo, que está desatualizado e precisa de reformas. Serão investidos R$ 52 milhões (US$ 30,2 milhões) na revitalização do centro comercial.

Além desse projeto, a Sonae Sierra tem programados investimentos totais de R$ 670 milhões (US$ 389,5 milhões) em três novos shoppings, em Goiânia (GO), Londrina (PR) e Uberlândia (MG). O Shopping Parque D. Pedro também passará por uma ampliação de R$ 23 milhões (US$ 13,4 milhões).