19/09/08 11h42

Magazine Luiza chega à Grande São Paulo nesta 2ª

Folha de S. Paulo - 19/09/2008

O Magazine Luiza, terceira maior rede varejista de eletrodomésticos e móveis do país, chega à Grande São Paulo na próxima segunda-feira com a abertura de 44 lojas, com maior concentração na zona leste da capital e cinco unidades em shopping centers. O investimento nessas unidades não foi revelado, mas a previsão é chegar a R$ 150 milhões (US$ 92 milhões) com as 100 lojas que deverão ser abertas até 2010, entre recursos próprios, financiamento do BNDES e outras fontes ainda não definidas. A projeção inicial era abrir 50 lojas no mesmo dia, sonho antigo da fundadora da rede, Luiza Trajano, mas houve problemas com as obras. Por isso, três unidades serão inauguradas até o próximo mês e mais cinco, totalizando 52, até o final do ano. A previsão é que o faturamento deste ano alcance R$ 3,4 bilhões (US$ 2,1 bilhões), 32% acima do de 2007. Desse total, 27 pontos eram imóveis antes alugados à rede Kolumbus, que encerrou as atividades no ano passado. "Nós sabemos que vamos errar, mas confiamos plenamente na nossa capacidade de redirecionar o erro", afirmou a superintendente Luiza Helena Trajano ontem ao apresentar a loja-conceito que será aberta no Shopping Aricanduva, com layout diferenciado e oferta de serviços gratuitos. No início do ano, conta, os principais parceiros foram chamados para "ajudar" a entrar no mercado paulistano, mas ela refuta a palavra "enxoval", prática na qual o fornecedor presenteia a rede com parte do estoque de uma nova loja. Para facilitar o acesso de novos clientes, a rede já tem um pré-cadastro de 2,8 milhões de consumidores com bom histórico de pagamento na Grande São Paulo. O cartão de crédito da empresa, em parceria com o Unibanco, já responde por 26% das vendas. A rede, que tem sede em Franca (SP), completou 50 anos em novembro. No ano passado, abriu um centro de distribuição em Louveira (SP), com 240 mil metros quadrados, de olho no plano de expansão. O Magazine Luiza atua em sete Estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e tem atualmente 397 lojas. O líder em vendas no segmento, as Casas Bahia, possui 550, das quais 150 na Grande São Paulo. Já o Ponto Frio tem 111 das 437.