15/02/08 11h08

Mabe trará marca própria para o mercado brasileiro

Valor Econômico - 15/02/2008

Uma nova marca de refrigeradores, fogões e lavadoras chegará às lojas a partir do segundo semestre deste ano. O nome - Mabe - pode ser desconhecido dos brasileiros, mas os brasileiros já são velhos conhecidos da Mabe. O grupo mexicano fabrica e comercializa os produtos de linha branca da multinacional americana GE em toda a América Latina, no Brasil inclusive. A Mabe é dona ainda da marca Dako, fabricante nacional que foi comprada pela GE em 1996 e que ainda é líder em fogões no Brasil. Neste ano, a multinacional mexicana, a maior fabricante de linha branca latino-americana, decidiu que já era hora de trazer a sua própria marca de eletrodomésticos para o mercado brasileiro. "A marca Mabe terá um posicionamento intermediário entre a GE e a Dako", afirma Patrício Mendizabal, que responde pelas operações da multinacional no Mercosul. A marca GE dirige-se ao público de alta renda, enquanto a Dako é popular. Mendizabal admite que a construção da marca Mabe no Brasil será uma difícil missão. A empresa já enfrenta, com as marcas GE e Dako, a forte concorrência da Electrolux e da Whirlpool, as duas maiores fabricantes de linha branca do mundo e líderes absolutas em refrigeradores no Brasil. Especialistas também acreditam que esta nem sempre é a melhor estratégia. A Whirlpool, por exemplo, não quis assumir riscos no Brasil, onde continua investindo nas marcas locais Brastemp e Consul. Hoje, com Dako e GE, a Mabe tem uma participação de 17% no mercado brasileiro de linha branca. "É a menor participação da Mabe na América Latina", afirma Mendizabal, que prevê melhorar o desempenho com o lançamento de uma terceira marca. Mendizabal não revela o valor que será investido - a verba de marketing ainda está sendo orçada, diz ele -, mas a construção de uma marca não é algo barato. "Este será o maior investimento isolado da Mabe no Brasil", diz Mendizabal. O grupo mexicano assumiu as operações da GE no mercado brasileiro em 2003. Desde então, investiu no país US$ 200 milhões. O esforço, contudo, vale a pena. Em 2007, as vendas da Mabe no Brasil cresceram 40% e já estão na casa de US$ 500 milhões ao ano. No Brasil, o grupo possui três fábricas, duas em Itu e uma em Campinas (SP).