06/12/07 11h39

Lucro do BNDES chega a US$ 4,12 bi

Folha de S. Paulo - 06/12/2007

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) teve lucro de R$ 2,854 bilhões  (US$ 1,6 bilhão) no terceiro trimestre, elevando o resultado acumulado neste ano para R$ 7,329 bilhões (US$ 4,12 bilhões), um crescimento de 28% em relação ao mesmo período de 2006. O resultado acumulado até o terceiro trimestre é maior que o dos grandes bancos do país, privados e públicos. De acordo com a superintendente da área financeira do banco, Maria Isabel Aboim, os ganhos do BNDES têm sido impulsionados pela alta da Bolsa de Valores, já que a instituição, por meio do BNDESPar (braço de investimentos do BNDES), possui uma grande quantidade de ações em sua carteira. Segundo ela, o banco obteve ganhos atípicos no trimestre com a recuperação de dívidas em atraso. Já os ganhos gerados com as operações de crédito propriamente ditas não apresentaram variação muito forte. Entre janeiro e setembro deste ano, essas transações proporcionaram ao BNDES uma receita de R$ 6,392 bilhões (US$ 3,6 bilhões), crescimento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo Aboim, a rentabilidade da carteira de crédito do banco não é tão alta como foi em anos anteriores porque os juros cobrados nos empréstimos estão em queda. Em setembro passado, a carteira de empréstimos do BNDES chegou a R$ 69,7 bilhões (US$ 39,2 bilhões)-um aumento de 5,8% em relação a setembro do ano passado. Para o ano que vem, o banco estatal procura fontes de recursos para expandir essa carteira de crédito. Segundo o BNDES, a idéia é liberar cerca de R$ 80 bilhões (US$ 45 bilhões) em financiamentos ao longo de 2008, mas, desse total, somente R$ 50 bilhões (US$ 28 bilhões) estariam garantidos, e o restante precisaria vir de fontes alternativas. Uma das possibilidades em estudo pelo governo é usar o próprio lucro do BNDES para capitalizar o banco. Para isso, o Tesouro Nacional abriria mão de parte dos dividendos que poderia receber do banco. No ano passado, esses repasses somaram R$ 3,041 bilhões (US$ 1,71 bilhões). Outra possibilidade seria usar parte dos recursos das reservas internacionais do país -hoje em cerca de US$ 179 bilhões (US$ 100,56 bilhões) - para financiar operações do BNDES no exterior. A medida, porém, encontra resistência por parte do BC.