03/12/07 11h48

Lucro das companhias com ações em bolsa cresce 19% no trimestre

Valor Econômico - 03/12/2007

O lucro líquido das companhias não financeiras com ações negociadas em bolsa aumentou 19% no terceiro trimestre, totalizando R$ 23,9 bilhões (US$ 13,43 bilhões). É o maior valor, descontada a inflação, da série histórica trimestral da mesma base de empresas. O levantamento feito pelo Valor Data, utilizando o banco de dados da consultoria Economática, mostra que a receita de vendas de 234 companhias chegou a R$ 196,2 bilhões (US$ 110,2 bilhões) no terceiro trimestre, 13% maior. A amostra não inclui as empresas que abriram o capital neste ano. Petrobras e Vale do Rio Doce, que juntas representam 30% da receita e 40% do lucro totais, têm obviamente um peso considerável no resultado da pesquisa. Por isso, a queda de 22% no lucro trimestral da Petrobras, a maior empresa aberta latino-americana por receita, puxou para baixo a última linha da amostra - um efeito negativo compensado em parte pelo aumento de 17% no ganho da Vale, o melhor resultado da mineradora em um terceiro trimestre. Sem Petrobras e Vale, o ganho das companhias abertas cresce 52% no período, enquanto o aumento da receita é praticamente o mesmo da amostra com as duas.