20/01/11 11h13

Luciano Almeida é o novo presidente da Investe SP

Agência muda de comando e meta é consolidar o Estado de São Paulo como polo de atração de investimentos

O ex-secretário de Desenvolvimento Luciano Almeida assumiu nesta semana a presidência da Investe São Paulo, agência do governo paulista responsável pela atração de empresas para o Estado. A convite do novo secretário da pasta, o vice-governador Guilherme Afif Domingos, Luciano Almeida comandará a agência que, hoje, possui 68 projetos em carteira, que contabilizam um potencial de investimento de R$ 17,8 bilhões com capacidade de gerar cerca de 64 mil empregos diretos e 232 mil empregos indiretos.
 
“A meta para 2011 é fazer com que mais empresas se instalem no Estado de São Paulo com políticas públicas de atração de investimentos que gerem mais empregos e renda para a população paulista”, destacou Almeida ao assumir o novo posto.

Perfil
Luciano Santos Tavares de Almeida nasceu em 4 de outubro de 1965. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Metodista de Piracicaba, fez pós-graduação em Administração e Gestão de Negócios Internacionais, na Universidade de Berkeley (EUA) e também cursou especialização em Parcelamento de Solo e Desenvolvimento Urbano, na Universidade Secovi.

Acionista do grupo Tavares de Almeida, holding que controla empresas como Tatuzinho, 3 Fazendas, Motocana, Usina Vista Alegre, Casa Grande Hotel e outras organizações dos setores agroindustrial e pecuário, Luciano Almeida também é conselheiro do Banco Luso Brasileiro. É diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), conselheiro da União da Agroindústria Canavieira (Unica) e ex-presidente do Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) da Região de Piracicaba.

Entre outros atributos, Almeida tem vasta experiência em administração nos setores público e privado, além de conhecimentos na área internacional e na atração de investimentos.

De 2005 a 2007, ocupou o cargo de secretário de Indústria e Comércio (Semic) de Piracicaba. Teve importante atuação à frente da Semic, onde executou o Plano de Desenvolvimento Econômico do município e região com projetos que culminaram na diminuição do desemprego e no título de 9ª maior cidade exportadora do Brasil e a 5ª maior do Estado de São Paulo.

No período de 2008 a 2009, foi secretário-adjunto de Alberto Goldman e Geraldo Alckmin na Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Em 1° de maio de 2010 foi nomeado secretário, cargo que ocupou até dezembro do mesmo ano. Durante esse período assumiu a presidência dos conselhos deliberativos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e da Investe São Paulo, além de participar como conselheiro da Nossa Caixa Desenvolvimento e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Luciano Almeida assumiu a presidência da Investe São Paulo em 2011 com a missão de atrair novas empresas e promover o Estado de São Paulo no Brasil e no exterior.