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Lorenzetti planeja aquisições e receita de US$ 285,7 milhões

Gazeta Mercantil - 11/04/2008

A Lorenzetti S.A. Indústrias Brasileiras Eletrometalúrgicas, fabricante de chuveiros, purificadores de água e metais sanitários, deve incrementar seu portfólio até o final deste ano. De acordo com Eduardo Coli, presidente da empresa, estão a todo vapor as conversas com fabricantes de materiais de acabamento que representam ativos interessantes. "Nós estamos analisando empresas que tenham sinergia com a marca", afirmou o executivo. Coli disse que a Lorenzentti descarta idéia de buscar financiamentos com bancos para fazer a aquisição. A intenção é financiar a compra com recursos próprios. Reinvestimos 100% do nosso lucro na empresa", afirmou. Não há preferência pela localização geográfica dos ativos em potencial, mas Coli adiantou que as empresas de acabamento alvos do assédio estão concentradas no estado do Rio de Janeiro e na região Sul do País. "Negociação hoje em dia é complicada, mas esperamos finalizar até o fim do ano". 2008 deve ser um ano especial para a empresa, segundo Coli. A estimativa é que o faturamento alcance R$ 500 milhões (US$ 285,7 milhões), ante os R$ 438 milhões (US$ 227 milhões) do ano passado. "Eu sempre gosto de fazer esta comparação: as pessoas se assustam com a China, que cresce 11% em média, mas nós crescemos 25% nos últimos anos", disse.  De acordo com Coli, uma das prioridades da empresa é a renovação do portfólio, o que pode representar um público alvo cada vez mais amplo. No ano passado, a empresa colocou no mercado 90 novos produtos. Este ano, até agora, foram lançados cinqüenta. "Mas teremos mais novidade ainda", afirmou Alexandre Tambasco, gerente de marketing da Lorenzetti. "Nós remodelamos toda a nossa linha de chuveiros nos últimos quatro anos, por exemplo", contou Tambasco. Apesar de buscar novas categorias de produtos, os chuveiros ainda representam mais de 50% do faturamento da Lorenzetti. Segundo o gerente de marketing, o programa "Luz para todos", do governo Federal, ajudou a impulsionar as vendas da empresa no ano passado. A empresa possui duas fábricas, uma para a produção de chuveiros e purificadores e outra para a produção de metais sanitários em São Paulo, no bairro da Mooca. Os aquecedores a gás comercializados são importados da China. Segundo os executivos, o maior desafio da Lorenzetti tem sido a armazenagem e estocagem dos produtos. "´É mais complexo do que ampliar as linhas de produção", disse Tambasco. A Lorenzetti começou a atuar na categoria de metais sanitários há quatro anos. Desde então, já mudou três vezes de fábrica, sempre duplicando a produção - a última vez foi em janeiro deste ano. Este tem sido o segmento de atuação que mais cresceu nos últimos anos, segundo Coli.