24/11/09 10h59

Lojas masculinas ampliam o mix para aumentar as vendas

DCI

Para se diferenciar da concorrência na disputa cada vez maior pelo consumidor do varejo de vestuário, lojas tradicionalmente masculinas, como Aramis, Brooksfield e Woodlose, apostam na venda de novos produtos e moda feminina para aumentar os lucros em 2010. "A ideia é vender também para a esposa, para a filha e para a mãe do cliente, porque elas geralmente o acompanham no dia da compra", diz Ulisses Miranda, supervisor comercial da Woodlose.

De olho na possibilidade de aumentar as vendas em 30% e ganhar espaço também com os públicos jovem e feminino a Woodlose, que há 40 anos é de referência em alfaiataria masculina, ampliou sua loja no Brás, na capital paulista, e passou a oferecer moda feminina e jovem. A ala terá um espaço de 200 metros quadrados dedicado a peças de vestuário feminino, com roupas de marcas que já eram comercializadas no masculino: Armani, Diesel, Calvin Klein, Lacoste e La Martina, entre outras.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Varejo Têxtil (Abeim), Sylvio Mandel, a experiência de diversificação do mix das lojas é uma estratégia das empresas do setor para fidelizar o cliente oferecendo produtos para toda a família. Para ele, quando o comerciante mantém no ponto-de-venda artigos de todos os gêneros, a possibilidade de aumentar as vendas também cresce.

Em outubro, a tradicional loja de roupas Brooksfield, que há 30 anos vende roupas masculinas, lançou uma nova marca: Brooksfield Donna, que fechará este ano com 4 lojas totalmente focadas na venda de artigos para o público feminino. Segundo Mariana Nasralla, diretora da marca, a decisão de investir neste novo segmento veio devido aos pedidos de clientes e ao sucesso que a empresa comemora com a linha júnior da Brooksfield, que é comercializada com sucesso há 10 anos. As roupas seguem o estilo contemporâneo, mas com o olho no clássico e há peças underwear e roupas de festa. Segundo Mariana Nasralla, a intenção é abrir até o início de 2010 6 lojas para atender aos pedidos das admiradoras da marca.

Outra que aposta nesta tendência é a Aramis, que em setembro lançou as primeiras peças da sua linha feminina da coleção de verão deste ano. Batizada de Aramis Princess, a nova marca atenderá às mulheres com roupas para o dia e para a noite. "Nosso público é de mulheres modernas, independentes, informadas, atualizadas, que gostam de viajar, de estar bem vestidas e que têm referências de moda. É um estilo de vida (lifestyle)", diz Henri Stad, diretor de Estilo e proprietário da Aramis.

A marca de moda feminina Colins inaugura amanhã, no Shopping Vila Olímpia, na capital, uma loja de 80 m². O espaço disponibilizará artigos de moda direcionada a mulheres elegantes que valorizam o design exclusivo e moderno na composição do look. O novo espaço trará peças de alto verão, estação para a qual a aposta da marca é a fluidez. O ponto alto da nova coleção terá como principais itens vestidos de todas as formas: em "A", acinturados, com golas bobas, cavados com laço no pescoço, curtos e com babados. Além de calças saruel e carrots e shorts.

Seguindo os conceitos da marca, o novo ponto-de-vendas deverá privilegiar uma decoração chique e contemporânea, com o uso das cores preto e branco no mobiliário, evidenciando o requinte. Esses novos ambientes priorizam uma perfeita mescla de materiais, como madeira laqueada e de demolição, vidro pintado e detalhes em aço inox.