29/12/08 14h24

Lojas em shoppings para ficar mais perto do cliente

Valor Econômico - 29/12/2008

Entre um sapato, uma roupa e um acessório, que tal passar em uma loja e arrematar a tarde de compras no shopping levando um apartamento? Sim, os shoppings são o mais novo endereço para se negociar um imóvel. Dá para comprar apartamento ou casa, alugar e até sair de lá com financiamento imobiliário na sacola. A Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI) abriu, há cerca de 15 dias, uma loja no shopping Jardim Sul, região sul da capital paulista, onde se concentra a maioria dos imóveis da incorporadora. Com duas vistosas maquetes de empreendimentos de alto padrão e uma arara que, no lugar de roupas, tem a foto e a descrição do empreendimento penduradas, a empresa procura atrair a atenção do consumidor - que não sai da loja sem antes fazer um cadastro - de todos os bolsos. O apartamento mais barato custa R$ 126 mil (US$ 54.8 mil) e o mais caro chega a R$ 1,2 milhão (US$ 521.7 milhões). "Queríamos ficar mais perto do nosso público e evidenciar a marca", afirma Rodrigo Capp, gerente de vendas e marketing da CCDI. A Lei Cidade Limpa, que proíbe a colocação de cavaletes e a panfletagem na capital, fez com que as empresas procurassem alternativas para divulgar seus empreendimentos - algo fundamental em tempos de crise e vendas escassas. Além dos lançamentos, a loja tem a importante função de desovar estoques. A expectativa no primeiro mês era de gerar visitas e engordar o cadastro de pessoas interessadas na aquisição de imóveis, mas a CCDI já fechou cinco vendas, quatro lançamentos e um apartamento pronto em um total de R$ 2,76 milhões (US$ 1.2 milhão). A BM Sua Casa, braço de financiamento imobiliário da Brazilian Securities, acaba de receber aumento de capital de R$ 120 milhões (US$ 52.2 milhões) da holding para reforçar seu plano estratégico. Possui cinco lojas em shoppings (três em São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto) de um total de 47. A empresa oferece financiamento de até 30 anos para aquisição de terrenos, imóveis residenciais e escritórios, além de financiar a reforma e construção. O freqüentador de shopping pode até conseguir um empréstimo usando seu imóvel como garantia. A Century 21, maior imobiliária dos Estados Unidos, que está chegando ao Brasil através de franquias, tem planos de montar lojas em shoppings e acredita que esse possa ser um dos seus principais canais de venda. A empresa está programando sua entrada em shoppings de todos os Estados brasileiros para o início de 2009. A idéia é atender o público que não tem tempo de procurar imóvel durante a semana e poder atendê-los aos domingos até às 22 horas.