20/12/23 14h45

Lojas de eletrônicos e eletrodomésticos puxam alta de 7% nas vendas de Natal em Campinas

A Cidade ON Campinas

A poucos dias do Natal, os comerciantes estão otimistas quanto ao aumento nas vendas. De acordo com um levantamento realizado pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o setor na região de Campinas deverá apresentar um crescimento de 7% no faturamento neste mês de dezembro em comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando um faturamento estimado em mais de R$ 11,2 bilhões.

O dado na região segue a tendência do Estado, que projeta encerrar 2023 com o maior faturamento em 15 anos, registrando uma alta de 4% nas vendas em comparação ao ano passado, totalizando R$ 1,2 trilhão.

Em Campinas, vale destacar que, nesta semana, o comércio na região central e nos shoppings estão com horário de atendimento ampliado.

Resultado das projeções

Segundo a Federação, o desempenho das atividades que vendem bens essenciais foi fundamental para o resultado, seguindo uma tendência desde o início da pandemia de covid-19.

Quanto aos setores mais promissores para vendas neste ano, o levantamento destaca que as lojas de eletrônicos e eletrodomésticos devem experimentar um crescimento de 61% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

Outro setor com expectativa de alta é o de autopeças e acessórios, com um aumento de 14%. Na sequência, aparecem os setores de roupas e calçados, projetando um aumento de 10%, e o setor de farmácias e perfumarias, com uma estimativa de crescimento de 8%, enquanto supermercados apresentam uma expectativa de aumento de 5%.

Segundo a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito entre os fatores econômicos que possibilitaram o desempenho do comércio, destaca-se, sobretudo, a queda da inflação ao longo dos últimos meses — principalmente sobre alimentos e bebidas —, que permitiu a volta de muitas famílias ao consumo e possibilitou o início do ciclo de redução da Selic.

“Embora exista uma defasagem até que os efeitos da queda na taxa básica de juros sejam sentidos no cotidiano da economia, a decisão tem o papel de melhorar a confiança dos consumidores”, explicou.

Além disso, o mercado de trabalho segue mais aquecido, com a superação da marca de 100 milhões de brasileiros empregados e, no caso de São Paulo, a criação de 502 mil vagas formais entre janeiro e outubro.

A projeção de alta leva em conta fatores como padrões de consumo ao longo do ano, indicadores de renda e patamares da inflação acumulada, além dos dados já consolidados de trimestres anteriores.

E 2024?

A perspectiva para 2024, ainda segundo a Federação é de um cenário de estabilidade. Nos cálculos da FecomercioSP, o varejo paulista não registrará aumento no faturamento total (0%) no ano que vem, mantendo apenas o desempenho histórico de 2023.

As farmácias e perfumarias e os supermercados devem seguir liderando os números, com crescimentos de 14% e 7%, respectivamente, enquanto as concessionárias de veículos tendem a perder fôlego (-4%), assim como as lojas de autopeças (-21%).

Fonte: https://www.acidadeon.com/campinas/economia/lojas-de-eletronicos-e-eletrodomesticos-puxam-alta-de-7-nas-vendas-de-natal-em-campinas/