Loja on-line de marcas de luxo expande operações
Folha de S. PauloA Farfetch, loja virtual inglesa que vende marcas de luxo, expandirá seu negócio pela América Latina.
Com um investimento de US$ 86 milhões (R$ 255 milhões), grande parte captada com o fundo americano DST Global, a companhia vai inserir o espanhol em sua plataforma on-line de compras e entrar, primeiramente, no mercado mexicano.
O escritório de São Paulo, aberto em 2010, será a base das operações na América Latina. Há outros sete espalhados entre Europa, Ásia e EUA.
"O Brasil se assemelha com seus vizinhos por ter um mercado desafiador. A partir deste mês, com o espanhol integrado ao negócio, vamos fortalecer a marca na região", afirma José Neves, CEO e fundador da empresa.
O país é o terceiro maior mercado do grupo, atrás de Estados Unidos e Inglaterra.
O aporte também será utilizado para ampliar o número de funcionários em São Paulo. O plano é ter cem trabalhadores --incremento de 42% do quadro atual.
O investimento ainda servirá para implantar estratégias "omnichannel", que mesclam o ato da compra em ambientes físicos e virtuais.
Esse tipo de serviço entrará em operação no país até o próximo semestre, com a integração de metade das 80 butiques de luxo parceiras.
Apesar de ser o terceiro maior mercado, o ritmo das operações brasileiras está mais lento. "Está crescendo menos que China, Japão e Coreia em razão da crise econômica. Mas estamos otimistas porque o mercado on-line do país é muito farto."