20/05/11 11h37

Log Fashion investirá US$ 625 mil para crescer 50% este ano

DCI

A expansão da logística no Brasil começa a levar companhias do setor a atuarem em nichos inéditos. A moda, por exemplo. Criada em julho de 2010 com um aporte de R$ 1 milhão (US$ 625 mil) da TecniExpress (empresa com 6 anos de atuação no mercado têxtil), a Log Fashion propõe-se a chamar para si todo o trabalho de uma fabricante/vendedora de roupas e acessórios que não esteja diretamente ligado às atividades-fins da mesma. Neste ano será investido outro R$ 1 milhão (US$ 625 mil) na companhia, que espera crescer 50% no período ancorada no boom da indústria nacional de moda. Desde seu surgimento, a empresa já conseguiu dobrar o faturamento.

A companhia transporta, embala, armazena, recebe o produto em portos ou aeroportos e o despacha, cataloga e até mesmo faz a logística reversa das peças, se for preciso. Hoje, a Log Fashion conta com 110 funcionários, frota de veículos própria e um centro de armazenagem e distribuição de 10 mil m² em Carapicuíba, na grande São Paulo. Também faz transporte por via aérea. "Tenho certeza que nos próximos anos a terceirização da logística será um diferencial estratégico para todas as empresas do setor", afiança Marcelo Flório, CEO da organização.

Foi a crise dos subprimes, na virada de 2008 para 2009, que deu o pontapé inicial na tendência de terceirização da logística por parte do varejo têxtil, aqui e no exterior. Isto porque ela provocou fusões e aquisições de grandes grifes, tornando muitos centros de armazenagem e distribuição supérfluos. A solução foi vendê-los a empresas de logística, as quais começaram a prestar seus serviços aos magazines. Outro fator é a sazonalidade característica da moda. Com o tempo as empresas perceberam que, por ocasião das trocas de coleções, seus armazéns ficavam sem uso e grande parte de sua mão de obra, parada. Para evitar estes desperdícios, muitas optaram por terceirizar sua logística.

"Atualmente a necessidade de nossos serviços por parte do segmento têxtil está crescendo muito, principalmente em virtude da profissionalização do setor", revela Flório. "As fusões e aquisições de grifes nacionais e a vinda das internacionais para o Brasil geraram demanda por eficiência organizacional, foco no core business e na redução de custos vinda das marcas. Isto, mais as perspectivas de crescimento econômico do País e consequente aumento do consumo, faz com que hoje a procura por serviços logísticos no setor seja bem maior do que a oferta."

A Log Fashion conta no momento com clientes tais como as lojas Besni, a fabricante de peças íntimas Zorba e as Sandálias Havaianas. E também com a argentina La Martina, que produz e comercializa roupas esportivas no mundo todo.