16/11/10 11h43

LOccitane abre loja on-line no Brasil

Folha de S. Paulo

Na esteira do crescimento do comércio eletrônico no Brasil, que em 2010 deve chegar próximo a R$ 15 bilhões (US$ 8,8 bilhões), a francesa L'Occitane inicia nesta semana a sua operação virtual no país. Com foco em consumidores de 25 a 35 anos, com expectativa de gastos médios entre R$ 150 e R$ 200 (US$ 88,2 e US$ 117,6), a loja será focada inicialmente no Estado de São Paulo e, a partir de fevereiro, será estendida a outras regiões.

A intenção, segundo Anna Chaia, presidente da subsidiária nacional, é utilizar a operação on-line como um canal de vendas complementar às 70 lojas físicas. "A capilaridade trazida pelo canal virtual é um dos benefícios para um país de dimensões como o Brasil", diz.

O país representa o quinto maior faturamento da L'Occitane no mundo, com R$ 102 milhões (US$ 60 milhões) por ano. A marca quer triplicar as receitas até 2012 tendo a loja on-line como um dos motores desse crescimento.

Para garantir a estratégia de "luxo.com", equipes foram contratadas para embalar os produtos individualmente. Cada pacote leva cinco minutos para ficar pronto, o quíntuplo do padrão das lojas de massa de e-commerce.

Para alavancar as vendas on-line de cosméticos -itens considerados sensíveis ao toque-, a L'Occitane pretende incluir amostras de outros produtos a cada pedido no início das operações. "Estar na internet mesmo com produtos que exigem mais escolha é fundamental. Qualquer operação de varejo bem-sucedida é multicanal", diz Gastão Mattos, da consultoria especializada em internet GMattos. O segmento de saúde e beleza hoje já tem uma participação importante nas vendas eletrônicas. Segundo a consultoria eBit, a categoria responde por 10% do volume de pedidos on-line - atrás de eletrodomésticos e livros.

A operação virtual é o último pilar da estratégia de crescimento da empresa no Brasil, além das lojas físicas e da venda em farmácias, iniciada neste semestre. O país é uma das cinco nações eleitas como prioritárias, ao lado do México, da Rússia, da China e da Índia. Além da ampliação da operação on-line, até 2012 a L'Occitane pretende abrir mais 60 lojas no Brasil. Até o fim do ano, outro fato marcante é aguardado pela gestão. A loja da L'Occitane no Shopping Iguatemi, em São Paulo, caminha para ser a primeira em faturamento no mundo -as cifras não são reveladas- entre quase 1.600 pontos de venda.