Livraria Leitura segue plano de expansão e inaugura unidades em São Paulo e Rio de Janeiro
A rede planeja finalizar o ano com 111 lojas no Brasil
Mercado e ConsumoA Livraria Leitura segue seu plano de expansão marcando o mês de novembro com a inauguração de duas novas lojas no estado de São Paulo. As unidades estão localizadas no Shopping Metrô Tatuapé, na capital, e no Grand Plaza Shopping de Santo André. A rede planeja finalizar o ano com 111 unidades no Brasil.
Além de livros, as unidades comercializam produtos de papelaria e suprimentos de informática. Além disso, o espaço traz uma área dedicada aos geeks, com jogos de tabuleiro, quadrinhos e colecionáveis.
A rede de livrarias também inaugurou sua 15ª unidade no estado do Rio de Janeiro, no Plaza Shopping Niterói. O espaço ocupará 410m² de piso, 150m² de mezanino e será a primeira loja em Niterói.
Durante seus 56 anos de atuação, a Leitura tem experimentado um crescimento exponencial de leitores mais jovens, com faixa etária acima de 25 anos com uma distribuição próxima de 55% feminino e 45% masculino.
Modelo de gestão sócio-gerente
A rede de livrarias Leitura quer aproveitar os espaços literários deixados pelas concorrentes em novas lojas para acelerar seu plano de expansão. Para 2024 a rede planeja pelo menos mais 10 lojas. A primeira inauguração está prevista para a segunda quinzena de janeiro.
“Estamos muito focados em manter todas as unidades em pleno funcionamento e investir na abertura de novas lojas, pensando em recursos próprios, seguindo o modelo de gestão com sócio-gerente”, afirma Marcus Teles, presidente da Livraria Leitura.
Em 2022, a rede registrou um crescimento de mais de 31% nas vendas de livros e segue com bons números em 2023. Teles destaca que a Leitura tem investido nas lojas físicas, caracterizando seus espaços como um centro de cultura e lazer.
“É notável a presença frequente de famílias nas unidades e as lojas da Leitura oferecem para elas uma enorme variedade de produtos, com mais de 100 mil itens diversos, entre eles livros, revistas, materiais de papelaria e escritório, presentes e suprimentos de informática. Além de contar com espaços de entretenimento como cafés, área geek, ambientes para leitura, realização de sessões de autógrafos e eventos culturais”, afirma Teles.