Livraria Leitura alcança 121 lojas e projeta expansão de 10 unidades em 2025
A expectativa é atingir a marca de 12 milhões de cópias comercializadas em 2025
Mercado & ConsumoCom 13 inaugurações em 2024, a Livraria Leitura fechou o ano com 121 unidades no País, a maior rede de livrarias físicas no Brasil. Para 2025, o plano de expansão da rede prevê a entrega de mais dez unidades.
A expectativa é também ampliar o volume de livros vendidos em mais de 1 milhão de exemplares, atingindo a marca de 12 milhões de cópias comercializadas em 2025.
Além da abertura de novas lojas, a Livraria Leitura projeta uma expansão de 10% nas vendas das unidades já existentes e um aumento global de 18% no faturamento anual, considerando o impacto das novas operações.
“Foi um ano bom, nós tivemos um crescimento de dois dígitos e conseguimos abrir um número expressivo de lojas, com um saldo positivo de 11 unidades, passando de 110 para 121 operações”, avalia Marcos Teles, presidente da Leitura.
Das inaugurações feitas pela rede em 2024, 4 aconteceram no último trimestre. Em outubro, a Livraria Leitura abriu sua loja no Aeroporto de Guarulhos, que conta com uma área de 60 m². Logo em seguida, o Shopping Taboão da Serra, em São Paulo, recebeu uma unidade de 255 m². Já na primeira quinzena de novembro, o Shopping Aricanduva abriu uma megaunidade, com uma área de 373 m². Já no final de novembro, o shopping Passeio das Águas, em Goiânia, inaugurou sua loja com 320 m².
Estratégia e diferencial de mercado
Entre os diferenciais da Livraria Leitura, Teles destaca com a inauguração de lojas em mercados promissores e o encerramento de operações deficitárias.
A atenção às demandas dos consumidores e às tendências do mercado também é um ponto-chave: os lançamentos de séries inspiradas em livros e o fenômeno das indicações de influenciadores digitais do ramo da leitura são alguns dos fatores que têm contribuído para o crescimento nas vendas. Mais de 62% do faturamento na empresa em 2024 veio da venda de livros