05/04/23 12h21

Linha de crédito disponibilizada pela Secretaria de Agricultura beneficia criadores de peixe e dinamiza o comércio de Mococa

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP

Na manhã desta segunda-feira (3), os secretários de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Antonio Junqueira e o executivo Marcos Renato Böttcher, visitaram a sede Colpani Pescados, empresa localizada em Mococa, que tem como principais produtos os peixes Panga e Tilápia. "O que estamos vendo aqui vai mudar vidas na agricultura, principalmente dos pequeno e médio produtores”, afirmou Junqueira. O Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista – FEAP, tem um limite desta linha de financiamento para piscicultura de até R$200 mil por beneficiário. A taxa de juros é de 3% ao ano, podendo ser reduzida a 2,25% ao ano. O prazo é de até 84 meses com carência de até 24 meses.

O diretor da empresa, Martinho Carlos Colpani Filho, começou aos 14 anos como tratorista na lavoura de algodão, com o pai, mas com a crise na colheita, viram na piscicultura uma oportunidade para sustentar a família. “Começamos como alternativa e, na hora da venda, o quilo do peixe valia mais que 15 quilos de algodão! Organizamos a família em torno da cadeia produtiva do peixe e buscamos o crescimento através de pesquisas e estudos, conseguimos chegar até aqui.", comemora Martinho.

Para Martinho, o apoio da Secretaria é essencial para que a empresa consiga levar o seu produto aos consumidores e mercados do Estado.

Ainda em Mococa, o secretário Junqueira, participou da abertura da EXPOAM onde foi apresentado o Circuito Agro, organizado pelo Banco do Brasil, que tem como objetivo oferecer iniciativa, bons negócios aos produtores rurais, movimentar a economia dos municípios, bem como realizar palestras técnicas e de boas práticas no campo. O BB é o maior parceiro do agronegócio e realizará o Circuito de Negócios Agro 2023, evento itinerante que percorrerá, até o fim do ano, mais de 250.000 km, com 5 agências móveis em carretas, que irão passar por centenas de cidades em todo o país.

Estiveram presentes na cerimônia, o prefeito de Mococa, Eduardo Barison; o presidente da Câmara de Mococa, Guilherme Gomes; o presidente da EXPOAM e também do Sindicato Rural de Mococa, Americo Pereira Lima; o superintendente do Banco do Brasil do Estado, Everton Luís Kapfenberger; o vereador de Mococa e Médico Veterinário da Piscicultura Colpani, Tiago Colpani; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Mococa, Mauricio Mazini; o Capitão Comandante da Companhia de Mococa, Carlos Roberto Negrini; o secretário executivo do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), Francisco Martins; diretor regional de Pesquisa do Instituto Agronômico em Mococa, Paulo Galo; o presidente do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA), Mário Limberger; o pesquisador científico e assessor técnico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Luiz Ayroza; o diretor da Coordenadoria de -Assistência Técnica Integral Regional São João da Boa Vista (CATI), Daniel Beluti; o assessor institucional do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas, Valdir Raupp de Matos; o prefeito de Vargem Grande do Sul, Amarildo Duzi Moraes e o vice-prefeito de Divinolândia, Paulo Aurelietti.

Fonte: https://www.agricultura.sp.gov.br/en/b/linha-de-credito-disponibilizada-pela-secretaria-de-agricultura-beneficia-criadores-de-peixe-e-dinamiza-o-comercio-de-mococa